terça-feira, 6 de novembro de 2012

Tempo médio para venda de imóvel sobe para 16 meses em Setembro

Vender casa demora cada vez mais tempo e a pressão sobre o arrendamento é cada vez maior. Esta é a principal conclusão da edição de Setembro do Imovirtual Market Index, barómetro dedicado ao mercado imobiliário em Portugal, realizado pelo Imovirtual, em parceria com a Escola Superior de Actividades Imobiliárias (ESAI) e que revela que o tempo médio para venda de casa em Setembro foi de 16 meses, quase mais dois meses do que o reportado em Agosto.

O mesmo relatório conclui que os profissionais do sector do imobiliário apostam cada vez mais no negócio do arrendamento, o que resultou numa maior dinâmica deste mercado em que o tempo médio de absorção do mercado de arrendamento residencial desceu para quatro meses. Outro dado a destacar é o facto de 41% dos profissionais auscultados considerarem que a actividade imobiliária continuará a perder dinamismo.

O IMI-Imovirtual Market Index é um relatório mensal, de índole qualitativa, que procura sintetizar a forma como os principais actores da actividade imobiliária percepcionam o mercado, não apenas em termos presentes, como em termos de curto prazo.

A amostra utilizada pelo IMI-Imovirtual Market Index resulta da auscultação feita aos profissionais que anunciam no Imovirtual, com o objectivo de traçar um retrato actual e exacto  da realidade do mercado imobiliário, em particular, da procura imobiliária, do dinamismo reflectido pela angariação de imóveis, ou dos tempos médios de absorção do produto em carteira, dados que são analisados por uma entidade de referência, como a ESAI-Escola Superior de Actividades Imobiliárias, e contrastados com a conjuntura económica do país.

Ao longo dos quatro primeiros meses de realização do IMI-Imovirtual Market Index foram recebidos perto de 1.000 respostas de profissionais que actuam no mercado imobiliário, tais como empresas de mediação imobiliária, angariadores imobiliários, empresas de gestão e administração de imóveis, bem como promotores e investidores imobiliários.

Recorde-se que o portal Imovirtual.com foi lançado em Julho de 2011 e é hoje um dos portais de referência do sector imobiliário, contabilizando, nos últimos 12 meses, mais de 9,9 milhões de visitas, 180 milhões de páginas visualizadas, 86 mil fãs na sua página do Facebook, tendo já gerado mais de 295 mil contactos de negócio para os seus imóveis.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO