quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Aeroporto de Salvador teve obras de ampliação com gestão de projeto e de obra a cargo da Engexpor

A obra de ampliação e remodelação do Aeroporto Internacional de Salvador da Bahia no Brasil, recentemente inaugurada, foi uma intervenção que teve por objetivo fazer crescer a capacidade e segurança operacional de um equipamento que é considerado estratégico para o turismo da região. Coube à Engexpor assumir a gestão de projeto e de construção, um contrato atribuído pela operadora Vinci Airports. Ao longo de 20 meses, a Engexpor acompanhou a execução dos trabalhos respeitantes à primeira fase da obra, concluída em outubro deste ano e executada pelo consórcio de empresas constituído pela Teixeira Duarte, Alves Ribeiro e Actemium, do Grupo Vinci.

Desta intervenção resultou a construção de um novo terminal de passageiros e respetivas pontes de embarque, a reformulação e modernização do terminal existente, a execução de um edifício de ligação entre o novo terminal e o existente, a ampliação do pátio para receber 26 aeronaves com 17 vagas de estacionamento, bem como a renovação e ampliação das pistas de pouso e descolagem e taxiways. As obras, realizadas com o aeroporto em operação contínua, incluem ainda um conjunto de melhorias que visam elevar os níveis de conforto dos passageiros, a circulação, o serviço de atendimento e a criação de novos espaços comercias

No total, a área intervencionada ascendeu a 61.000 metros quadrados de área bruta de construção, dos quais 20 mil metros quadrados são referentes à área expandida

Miguel Alegria, CEO da Engexpor refere: “A intervenção da Engexpor na obra do Aeroporto de Salvador foi um projeto desafiante a vários níveis, que conseguimos superar com grande sucesso. Ficou provada a nossa capacidade e conhecimento especializado na liderança de obras de grande dimensão, com um elevado nível de exigência técnica e organizacional, com prazos de execução muito curtos e com o aeroporto em pleno funcionamento. É com enorme satisfação que vejo o resultado final de uma obra que será uma referência na atividade da empresa.”

Aeroporto terá capacidade para 15 milhões de passageiros por ano
Listado entre os dez aeroportos mais movimentados do Brasil, o Aeroporto de Salvador atendeu 8 milhões de passageiros em 2018, de acordo com dados da Vinci Airports. Com as obras de ampliação, o terminal passará a ter capacidade para 15 milhões de pessoas por ano.

O investimento realizado ascende a cerca de 600 milhões de reais, correspondentes a 149,6 milhões de euros, aplicados pela Vinci Airports, uma das principais empresas globais do setor de aeroportos, que gere as operações de 46 aeroportos em todo o mundo, incluindo o de Lisboa.

Brasil é o segundo maior mercado da Engexpor
Com escritório em São Paulo, a Engexpor está presente no Brasil desde 1997 e a entrada neste mercado iniciou o percurso de internacionalização da empresa especializada na gestão de projetos e de construção

Inicialmente focada no sul do país, foi a partir de 2011 que a empresa reforçou e alargou a operação a todo o território brasileiro. O Brasil é hoje um importante mercado para a Engexpor, representando 35% do seu volume de negócios, e onde a sua atuação se pauta pelo acompanhamento de obras de grande dimensão em vários setores de atividade, como é o caso das energias renováveis, logística, centros comerciais, hotelaria ou mesmo empreendimentos de cariz religioso.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO