terça-feira, 26 de março de 2019

Novo empreendimento do Grupo Torel em Lisboa

A construtora Gabriel Couto foi mais uma vez a empresa eleita pelo grupo Torel Boutiques, em parceria com um investidor estrangeiro, para a construção de um edifício destinado a habitação multifamiliar, composto por 6 apartamentos na Rua Câmara Pestana em Lisboa.

O novo edifício a construir implanta-se entre dois, já existentes, pertencentes ao mesmo grupo Torel Boutiques: o edifício Torel Palace Hotel e um palácio para reabilitar a posteriori. Com assinatura do Atelier Frederico Valsassina Arquitetos, este empreendimento imobiliário será constituído por uma fração T4, três T2 e duas T1, com uma área de implantação de cerca de 220m2 e área bruta de construção de cerca de 1.500m2, sendo acrescentado por um logradouro no tardoz com 170m2. A Fiscalização desta empreitada está a cargo da conceituada consultora internacional “JLL - Jones Lang LaSalle”, entidade também responsável pela coordenação e gestão de todo o processo de concurso deste projeto.

Pelas suas caraterísticas arquitetónicas específicas e localização estratégica, este novo empreendimento habitacional é um duplo convite ao mercado nacional e internacional.

O investimento em questão, de resto, tem um horizonte mais alargado, ao abranger ainda a reabilitação integral do Palácio do Torel, e ainda a ampliação de um piso e remodelação de um dos edifícios constituintes do Hotel Torel Palace, projeto este que pretende melhorar a oferta desta unidade hoteleira. O Torel Palace Hotel é constituído por dois palacetes datados do início do século XX e possui uma localização privilegiada na colina de santana, no coração de Lisboa, com deslumbrantes vistas sobre o centro da cidade e o rio Tejo.
A estrutura do edifício é em betão armado e cobertura em estrutura metálica com MDF, para suporte do sistema de impermeabilização. Além dos quatro pisos destinados a habitação, o edifício contempla ainda uma zona enterrada, em toda a área da implantação, para instalação de um sistema de estacionamento completamente automatizado e com capacidade para dezanove veículos, em que as viaturas são deixadas no piso 0 e a seguir colocadas pelo sistema nos pisos inferiores. Estando os lugares de estacionamento otimizados para a área, foi determinante a exata implantação de paredes e lajes de betão, tendo de ser cumpridas todas as medidas do sistema, o que implicou que toda a construção das paredes e lajes decorresse com a máxima precisão.

Relativamente à execução da obra, a sua localização na Rua Câmara Pestana, em pleno centro de Lisboa, em rua muito estreita, de sentido único e com estacionamento automóvel, acarretou e exigiu um especial cuidado na gestão do acesso, e no transporte e descarga dos materiais previstos. A escavação para construção da cave constituiu o maior desafio na fase inicial da empreitada. Implantada num lote de 220m2 foi efetuada uma escavação com mais de 10 m de profundidade, relativamente à cota de soleira, para acomodar os três pisos de estacionamento. A construção das paredes de suporte do edifício foi efetuada com recurso a paredes tipo Berlim e escoramento com perfis metálicos.
Do ponto de vista formal, o edifício vai de encontro à linguagem pombalina que prevalece no tecido urbano onde está inserido. As fachadas deste novo empreendimento imobiliário e edifícios contíguos denunciam uma evidente linguagem pombalina, a partir de grandes janelas e do aproveitamento das águas furtadas, através da instalação de mansardas.

A relação entre a Gabriel Couto e o grupo que detém o Torel Boutiques, consolidou-se com a edificação recente do Hotel Torel Avantgarde, localizado no Porto, projeto este que arrecadou um prémio internacional no evento “World Luxury Hotel Awards” de 2018, numa das categorias premiadas.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO