terça-feira, 29 de novembro de 2016

Antiga Yazaki Saltano reabilitada para Centro de Logística do Grupo Garland

O Grupo Garland tem um novo centro logístico no norte do país, o qual resulta da reconversão da antiga fábrica da Yazaki Saltano, em Vila Nova de Gaia. A transformação do espaço numa das mais modernas instalações logísticas em Portugal ficou a cargo da Garcia, Garcia, construtora nacional especializada na conceção e execução de plataformas industriais e logísticas, recentemente distinguida com o prémio Melhor Construtora nos Prémios Construir 2016. Desenvolvido em duas fases, o projeto permitirá à Garland reforçar a sua capacidade logística a Norte, passando a dispor de mais 33.000 m2 de área final de armazenagem.

O novo centro logístico da Garland em Gaia, cuja segunda fase de intervenção ficou concluída no final de outubro, ocupa a totalidade das instalações da antiga Yazaki Saltano e a sua capacidade já está totalmente ocupada.

O plano de trabalhos contemplou numa primeira fase, realizada no final de 2014, a reabilitação de uma nave com 15.000 m2 e uma área administrativa com 150 m2. No entanto, face ao crescimento dos negócios dos clientes e consequente necessidade de uma maior área logística, a Garland adjudicou à Garcia, Garcia uma segunda intervenção, que pressupõe a reabilitação do restante complexo, estando projetada uma cave com 7.500 m2, espaço de mezzanine com cerca de 1.000 m2 e naves para armazenagem em altura com 9.500 m2. Também foi construído um bloco social e administrativo com 300 m2.

A Garcia, Garcia volta, assim, a ser o parceiro escolhido pelo Grupo Garland, depois de ter sido responsável pela construção do centro logístico da Maia (distinguido com três prémios, incluindo o Prémio SIL do Imobiliário 2012, e inaugurado pelo Presidente da República de então, Aníbal Cavaco Silva) e pela reabilitação do Centro Logístico da Abóboda.
“Inicialmente prevíamos reabilitar uma parte da antiga unidade fabril, mas o crescimento do negócio dos nossos clientes em Portugal fez-nos avançar para a reconversão da área total das instalações”, afirma Ricardo Sousa Costa, membro do Conselho de Administração responsável pela Garland Logística. “Depois de construir o Centro Logístico da Maia, uma referência em termos de qualidade de construção e das soluções que integra, as quais nos oferecem a melhor segurança para as mercadorias dos nossos clientes e a melhor operacionalidade, a Garcia, Garcia voltou a ser o parceiro escolhido pelo seu know-how acumulado na conceção e construção deste género de edifício”, acrescenta o responsável.

“Temos encontrado na Garland um parceiro que privilegia a inovação, a qualidade e a segurança das suas instalações logísticas, bem como o melhor conforto para os seus colaboradores. A Garcia, Garcia tem demonstrado estar à altura dos desafios. Em parceria com a Garland, temos vindo a implementar as melhores soluções para que a empresa se mantenha na linha da frente num negócio que é extremamente competitivo”, explica Carlos Garcia, administrador da Garcia, Garcia.

POUPANÇA ENERGÉTICA E SEGURANÇA
No edifício, para além da intervenção de reforço estrutural, foram desenvolvidos trabalhos de reparação e substituição da cobertura e de revestimentos de fachadas. Ganha destaque a utilização na cobertura de chapas de luz, cobrindo perto de 10% da área total. Promovendo a iluminação natural, esta solução irá conferir conforto a quem trabalha no edifício, bem como irá permitir uma significativa poupança energética.
No novo complexo logístico destaca-se ainda a instalação de modernos sistemas de deteção e extinção de incêndio e de um sistema de desenfumagem. Para além do anterior, a adaptação do complexo à sua nova finalidade (logística e armazenagem), pressupôs a construção de duas baterias de cais de carga, num total de 13 cais e a substituição integral das acessibilidades em torno do edifício. Ao nível do pavimento interior, nas naves de armazenagem foi utilizado um avançado sistema de polimento e planimetria, ajustado às exigências que um equipamento logístico determina.

A área da reabilitação industrial continua a ser uma forte aposta da Garcia, Garcia, com relevante contributo para o seu volume de negócios. No seu portefólio integram-se projetos como a reabilitação de uma antiga instalação industrial para a Grandvision, a remodelação das instalações da Elis em Vila Nova de Famalicão ou a expansão da Uchiyama em Viana do Castelo.

Dados do projeto:
Obra: Centro Logístico Garland Gaia
Localização: Vila Nova de Gaia
Projeto: Garcia, Garcia

Fase I
Tempo de Execução: 4 meses (setembro a dezembro de 2014)
Área de Armazém: 15.000 m2
Área Administrativa e Social - 150 m2

Fase II
Tempo de Execução: 6 meses (maio a outubro de 2016)
Área de Armazém: 18.000 m2
Área Administrativa e Social: 300 m2










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO