segunda-feira, 24 de março de 2014

Alba conquista Prémio Mundial de Design

A empresa histórica Alba venceu o “Red Dot”, o maior prémio mundial de Design, com o recuperador de calor “Souto de Moura”, anunciou hoje Peter Zec, fundador e CEO do galardão que premeia a excelência do Design, em Essen, na Alemanha. O júri composto por 40 especialistas em “Design” de todo o mundo - o maior da história da competição - avaliou 4.815 propostas de 1.816 empresas, arquitetos e designers provenientes de 53 países.

Este é o primeiro prémio mundial da empresa que está no imaginário coletivo português - mobila jardins e parques de norte a sul do país, desde o início do século XX - e está a ser relançada pela quarta geração da família Martins Pereira.

O equipamento premiado é um recuperador de calor assinado por Eduardo Souto de Moura, Prémio Pritzker de Arquitetura 2011.

O equipamento destaca-se pela composição integrada de recuperador de calor com espaço para armazenar lenha. A porta, oculta quando aberta, recolhe completamente, sem esforço, mediante o seu puxador com aplicação de madeira de Takula - um aspeto relevante, na medida em que evita que o utilizador se queime quando coloca a lenha no interior. A elegância da solução de aquecimento, possibilita a sua integração harmoniosa em diferentes ambientes e áreas de estar. A chaminé pode ser oculta, mediante saída de fumos posterior, permitindo maior discrição do equipamento no espaço.
A entrega do prémio acontecerá na Gala do “Red Dot Award” no dia 7 de julho, na Opera Home, em Essen.

Também a Larus foi premiada este ano com a papeleira "Sheet" nos prémios "Red Dot". No ano passado a Porseg conquistou o prémio com a porta corta-fogo "Plano".










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO