segunda-feira, 28 de março de 2011

Souto Moura vence "Nobel da Arquitectura"

A notícia da atribuição do Pritzker a Souto Moura surgiu há cerca de duas horas em vários meios de comunicação social (não só portugueses). A confirmar-se esta excelente notícia para o nosso país, é a segunda vez que este prestigiado prémio (muitas vezes apelidado de Nobel da Arquitectura) vem para Portugal, após Álvaro Siza ter sido o primeiro português a recebe-lo, no ano de 1992. Souto Moura sucede a nomes como Oscar Niemeyer, Frank Gehry e Rem Koolhaas.

Deixamos de seguida a notícia do Público:

O site espanhol Scalae, especializado em arquitectura, anunciou hoje que o arquitecto português Eduardo Souto Moura venceu o prémio Pritzker 2011, o mais conceituado no mundo da arquitectura. A notícia não foi confirmada nem pelo site oficial do prémio nem pelo atelier do arquitecto, contactado pelo PÚBLICO.

A arquitecta Eva Rodicio Alvarez do site Scalae foi contactada pelo PÚBLICO e por email explicou que a notícia lhes chegou durante este fim-de-semana mas tiveram que “retirá-la do site porque não nos confirmaram na página dos prémios. Assim, de momento, ‘é apenas um rumor’”

A directora executiva do Prémio Pritzker, Martha Thorne, que é membro do júri e está baseada em Madrid, disse ao PÚBLICO que não foi feito ainda qualquer anúncio oficial sobre o vencedor do prémio.

Souto Moura é autor de projectos como o Estádio Municipal de Braga, construído para o Euro 2004, e a Casa das Histórias, o museu da pintora Paula Rego, em Cascais. Recebeu o Prémio Pessoa em 1998, e, a confirmar-se a notícia avançada pelo Scalae, será o segundo arquitecto português a receber o Pritzker (Álvaro Siza recebeu-o em 1992).

Fonte: Público

Se aprecia ou tem curiosidade sobre a carreira de Souto Moura, não deixe de ler o nosso artigo As Obras de Souto Moura.









Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO