terça-feira, 22 de outubro de 2013

Ramos Catarino remodela edifício pombalino na Avenida da Liberdade

A Ramos Catarino concluiu recentemente a remodelação de edifício de escritórios e da loja Maxmara, localizado numa das zonas mais nobres e requintadas de Lisboa, a Avenida da Liberdade. O edifício – de origens pombalinas e com uma área de construção de 1745 m2– foi transformado num espaço moderno e sofisticado para escritórios e comércio, num projecto do Arq. Nuno Malheiro.

Na intervenção da Ramos Catarino, a fachada frontal foi preservada, tendo sido recuperados e conservados todos os elementos de valor patrimonial existentes. O interior foi reconstruido, após a demolição parcial de 4 pisos, para substituição estrutural com reforço integral de toda a estrutura e resistência a eventuais efeitos sísmicos. Foi também realizada a escavação de uma das duas caves existentes, e aumentado mais um piso, com substituição integral da cobertura e introdução de 2 elevadores.

A Avenida conserva, ainda hoje, toda a beleza de outrora, com interessantes exemplares da arquitectura de finais do século XIX e inícios do século XX, fontes e esplanadas magníficas. Imponente, com 90 metros de largura e pavimentos decorados com padrões abstractos, liga a Praça dos Restauradores, a Sul, à Praça Marquês de Pombal, a Norte.

Considerada a 35.ª avenida mais cara e a 10.ª mais luxuosa do Mundo, a Avenida da Liberdade disponibiliza, a quem a visita, uma oferta variada e de qualidade, com as mais prestigiadas lojas e marcas mundiais, mas também espaços comerciais mais alternativos, incluindo o comércio tradicional, para além de hotéis de luxo e teatros.
De referir que a Ramos Catarino, especialista também no restauro e reabilitação do património edificado, conquistou as últimas duas edições (2011 e 2012) dos prestigiados Prémios Construir na Categoria Reabilitação, corolário de um posicionamento que apresenta genuínas preocupações com o detalhe, com a sofisticação e com a preservação do património, patente em todas as obras que lhe são confiadas – como são exemplos, entre muitas outras, o Palácio do Contador-mor, em Lisboa, os Paços do Concelho de Condeixa, o Centro de Acolhimento Temporário para Crianças Refugiadas, em Lisboa, o Palácio Sotto Mayor, na Figueira da Foz, o Colégio Rainha Santa Isabel, em Coimbra, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e o Museu Etnográfico de Várzea de Calde, em Viseu.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO