sexta-feira, 3 de maio de 2013

Grupo DST conclui sistema de captação de água na barragem de Pedrógão

O Grupo DST concluiu a construção do sistema de elevação primário para captação de água da Barragem do Pedrogão, um investimento superior a 15 milhões de euros que confirma o papel de referência da empresa na execução de infraestruturas hidráulicas de grande dimensão. Este projecto é também um ponto central do sistema do Alqueva, para cuja implantação o Grupo DST tem contribuído de forma decisiva. Este é mais um projecto de elevada importância com a execução a cargo da DST, empresa que começou, recentemente, em Matosinhos, a construção do Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel.

A obra agora concluída visa a captação de água na barragem, através de uma conduta de aspiração de grandes dimensões, estrutura que irá alimentar o reservatório de Pedrógão a partir de uma conduta elevatória com 2500 milímetros de diâmetro, assim como a instalação de comportas submersas e a estação elevatória e respectiva subestação.

A Estação Elevatória Principal de Pedrógão está dimensionada para elevar 12,55 m3/s de água, com uma altura manométrica de 78 metros, estando equipada com seis grupos eletrobomba montados em paralelo. Já a conduta elevatória de ligação entre a estação e o reservatório, parte de uma tubagem de betão armado, com alma de aço, numa extensão total de 2800 metros. Estas infraestruturas são centrais para o funcionamento do Reservatório de Pedrógão, que tem uma capacidade total de armazenamento de 223 mil metros cúbicos de água e de onde partirá o abastecimento a diferentes pontos de consumo na região, designadamente a Albufeira do Peso, Monte das Aldeias, Reservatório de Selmes, Albufeira do Paço, Bloco do Monte das Cortes de Cima, Monte das Cortes de Baixo, Reservatório do Monte do Malheiro, Bloco da Herdade da Rabadoa, Albufeira da Quinta de São Pedro e Barragem de S. Pedro.
O Grupo DST teve a seu cargo os trabalhos de construção civil, fornecimento, montagem e ensaios de equipamentos, instalações eléctricas e serviço experimental, utilizando as tecnologias mais avançadas para a prossecução de uma obra referencial na área da hidráulica, sector onde é já um incontornável player no mercado.

A Estação Elevatória de Pedrógão foi inaugurada, na semana passada, pela ministra da Agricultura, Ambiente, Mar e Ordenamento do Território, Assunção Cristas.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO