quinta-feira, 2 de maio de 2013

Maior evento nacional de Segurança chega à FIL a 7 de Maio

O Segurex - Salão Internacional de Segurança e Protecção está de regresso à FIL, Parque das Nações, entre os dias 7 e 11 de Maio. Para além do espaço permanente de exposição onde participam os principais players do sector da Segurança, o Segurex 2013 congrega um programa variado de conferências, seminários, demonstrações, formações e até a atribuição de Prémios a instituições e empresas que se têm destacado pelo seu percurso, produtos e serviços lançados ou empenho na internacionalização.

Organizado pela AIP-Feiras, Congressos e Eventos, com cerca de150 empresas e entidades participantes, das quais 40 são internacionais, oriundas de mais de 20 países, o maior evento de Segurança em Portugal ocupará o Pavilhão 3 da FIL e espaços exteriores com a presença das principais empresas no mercado de Segurança de Pessoas e Bens, Segurança no Trabalho, Protecção e Combate a Incêndios, Socorro e Salvamento, Segurança na circulação e nos transportes, Informática e comunicações, entidades e organismos públicos.

No interior do Pavilhão 3, onde está patente a área de exposição, a organização destaca o Espaço Inovação, no qual as empresas e instituições participantes irão apresentar as mais recentes inovações tecnológicas desenvolvidas em termos de produtos e equipamentos, bem como o espaço consignado ao país convidado desta edição de 2013, a Itália. As empresas e entidades italianas que marcam presença no salão têm como objectivo a partilha com as congéneres nacionais de oportunidades de crescimento do sector nos dois mercados, perspectivando possibilidade de sinergias entre os dois países.

O Ministério da Administração Interna marca neste certame uma forte presença, integrando um conjunto de actividades de formação e informação para o Grande Público, entre as quais a GNR, PSP, Autoridade Nacional de Protecção Civil, SEF, Autoridade Nacional Segurança Rodoviária e Empresa de Meios Aéreos.

Neste espaço, os visitantes terão também a possibilidade de tratarem do seu Passaporte Electrónico Português em pleno salão ao mesmo tempo que conhecem as soluções e serviços de vanguarda para protecção e segurança de pessoas, bens, equipamentos, viaturas e habitações.

Os momentos marcantes do sector da segurança em Portugal têm também palco na Segurex 2013. No dia 7 de Maio, pelas 11h00, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) apresenta formalmente, no Grande Auditório Segurex, o Dispositivo de Combate a Incêndios Florestais 2013.

Ao nível do programa de actividades, que se desenrolará no Pavilhão Multiusos e no Pequeno e no Grande Auditório Segurex, a organização destaca a realização do 1º Fórum da Construção, Imobiliário e Segurança para a Lusofonia (um evento comum ao salão Segurex e Tektónica), o Grande Fórum ‘Gestão de Tecnologias em Edifícios’, as Academias de Formação e a cerimónia de entrega de Prémios Segurex 2013.

Co-organizado pela AIP – Feiras, Congressos e Eventos, AICEP Portugal Global e CPCI - Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, o 1º Fórum da Construção, Imobiliário e Segurança para a Lusofonia decorre na manhã de dia 7 de Maio, no Pavilhão Multiusos da FIL, às 10h00, reunindo entidades oficiais e empresários dos mercados lusófonos com vista à exploração de oportunidades de investimento e promoção de sinergias entre empresas portuguesas e empresas dos mercados de Angola, Brasil, Cabo-Verde e Moçambique. Construção, Imobiliário e Segurança são sectores convergentes em termos de negócio e oportunidades conjuntas de investimento justificando a realização deste Fórum direcionado para os mercados lusófonos que representam no seu conjunto aproximadamente dois biliões de consumidores.

Ainda focado na convergência dos sectores construção e segurança, a AIP – Feiras, Congressos e Eventos promove no dia 9 de Maio, a partir das 15h00, no Grande Auditório Segurex (Pavilhão 3), o Grande Fórum ‘Gestão de Tecnologias em Edifícios’, um espaço que privilegiará a reflexão e apresentação de soluções de vanguarda para uma gestão integrada e convergente de equipamentos e serviços de segurança em edifícios. Este evento contará com a participação de responsáveis de entidades como a ANS - Autoridade Nacional de Segurança, a ANPC – Autoridade Nacional de Protecção Civil e a APSEI - Associação Portuguesa de Segurança Electrónica e de Protecção de Incêndio, bem como das empresas Siemens, SOV, Thales, Connexall, NORBAI e Sinalux.

‘Fronteiras Inteligentes’ é o tema do seminário promovido pelo SEF no dia 10 de Maio, pelas 16h30, no Pequeno Auditório Segurex, que abordará as soluções inovadoras e pioneiras desenvolvidas em Portugal para controlo e segurança das fronteiras nacionais. É o caso dos sistemas PASSE e RAPID, desenvolvidos pelo SEF, que têm projectado Portugal internacionalmente.

No âmbito do Segurex 2013 terá lugar pelo segundo ano a cerimónia de atribuição de Prémios Segurex 2013, que distinguirá a excelência no sector da segurança em Portugal. Na cerimónia, a realizar-se no dia 8 de Maio, pelas 20h00, no Pavilhão Multiusos da FIL, serão distinguidas pessoas e empresas nas seguintes categorias: Personalidade, Expositor, Empresa Exportadora e Inovação Segurex.

Dirigido aos profissionais do sector da segurança, decorrerão ainda no Segurex acções de formação integradas no espaço Academia que possibilitarão a actualização de conhecimentos e o enriquecimento profissional.

Na área exterior, entre os Pavilhões 2 e 3 e 3 e 4 da FIL, está ainda prevista uma série de demonstrações que os visitantes são convidados a acompanhar. Durante os 5 dias de evento a GNR terá equipas neste espaço a realizar demonstrações de busca e salvamento e a PSP terá uma Carreira de Tiro para os visitantes que pretendam participar. Por seu turno a Escola Nacional de Bombeiros tem prevista a dinamização de workshops práticos de como utilizar um extintor e a simulação exercícios de escoramentos que devem ser aplicados em situações de risco iminente de queda ou derrocada de paredes.

Realizando-se este ano, pela primeira vez, em simultâneo com a Tektónica – Salão Internacional de Construção e Obras Públicas, a organização da Segurex (comum aos dois salões) estima receber um universo de 40 mil visitantes que este ano terão acesso à área de exposição e eventos de ambos os salões.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO