terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O Futuro das Cidades

Foi apresentado no passado dia 20 de Janeiro, no Museu Nogueira da Silva em Braga, o livro O Futuro das Cidades, da autoria de José Mendes, Professor Catedrático da Universidade do Minho e actual Vice-Reitor da referida academia. A apresentação do livro contou com a presença de Luís Braga da Cruz, presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho, e de Carlos Abreu Amorim, deputado do PSD e docente na Universidade do Minho. Os elogios à obra foram vastos, havendo mesmo quem afirmasse que nas próximas eleições autárquicas os candidatos deveriam ser obrigados a ler este livro.

Luís Braga da Cruz afirmou ser um privilégio ler este livro, "dada a inspiração que neste se encontra presente, uma vez que as cidades se especializaram, residindo o segredo no estabelecimento da complementaridade entre as cidades: é a organização dos municípios e consequente especialização que os pode tornar mais competitivos. Em suma, apresenta uma visão clara e contemporânea do futuro das cidades"

Por sua vez, Carlos Abreu Amorim destacou o quão "estimulante e motivador foi regalar os olhos a cada página desta peça escrita, no qual a ousadia e até mesmo alguma utopia predominam".

Segundo o autor do livro O Futuro das Cidades, José Mendes, "a fusão dos municípios não deverá ser apenas considerada como uma forma de racionalização dos custos, mas deve-se falar antes do facto de gerar mais valor, criar mais sinergias e mais-valias".

José Mendes terminou a apresentação como começa a obra: “Não é um tratado urbanístico, não é um desenho futurista, pretende apenas ser uma proposta de futuro para as cidades do presente”.
José F. G. Mendes é professor catedrático de Sistemas Regionais e Urbanos na Universidade do Minho, onde ocupa actualmente o cargo de Vice-Reitor para a Inovação. Foi consultor para questões do planeamento do território em diversas instâncias nacionais e internacionais, como o Governo Português, o Governo Regional dos Açores, a Agência Portuguesa do Ambiente, a CCDR-Norte, o Gabinete para a Mobilidade Eléctrica, dezenas de municípios, a Comissão Europeia, a European Training Foundation, o Natural Environment Research Council (UK), entre outros. Foi docente e investigador convidado na Universidade de Bolonha (Itália), na Universidade de São Paulo (Brasil), na Silesian Technical University (Polónia) e na Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). É autor de vários livros e de dezenas de artigos científicos.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO