quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ponte da Lezíria - A 2ª ponte mais extensa da Europa

A ponte da Lezíria é uma ponte que no que diz respeito à construção tem muita importância mas que nem sempre é conhecida como outras o são. Esta ponte começou a ser construída no verão de 2005 e foi inaugurada a 7 de Julho de 2007 pelo então primeiro-ministro José Sócrates. A ponte atravessa o rio Tejo e o rio Sorraia e liga o Carregado a Benavente, situando-se na A10. Um dos grandes objectivos desta ponte era o de desviar trânsito de Lisboa e descongestionar as Pontes Vasco da Gama e 25 de Abril. A extensão da ponte da Lezíria é de 12 km, sendo a 9ª ponte mais extensa do Mundo e a 2ª da Europa, atrás da também portuguesa ponte Vasco da Gama. A ponte da Lezíria custou 220 milhões de euros.

A ponte permite a circulação nos dois sentidos, sendo que cada um tem 3 faixas de rodagem. Foram aplicados 400.000 m3 de betão, 45.000 toneladas de aço, 3.000 toneladas de pré-esforço e 52.300 ml de estacas nas fundações. Ao todo a realização desta obra implicou mais de 7 milhões de horas de trabalho.

A construção da ponte da Lezíria é a maior obra pública nacional da primeira década do século XXI e a sua execução teve uma duração de 23 meses. A execução da obra foi levada a cabo pelo empreendimento empresarial TACE, que era constituído pelas empresas MSF - Moniz da Maia, Serra e Fortunatos - Empreiteiros, SA; Bento Pedroso Construções, SA; Lena Construções, SA; Construtora do Tâmega, SA; Novopca, SA; e Zagope, SA.

Fiquem de seguida com imagens da construção da ponte da Lezíria, e uma imagem da ponte já construída.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO