quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A rotunda mágica

As rotundas são um elemento fundamental na definição do trânsito e muitas vezes são construídas por apresentarem vantagens evidentes em relação aos cruzamentos. Estes dias foi notícia a turbo-rotunda que se vai construir em Coimbra, a primeira de Portugal. Nesse sentido parece-nos oportuno falarmos da rotunda mágica, rotunda essa que foi construída a primeira vez em Swindon, na Inglaterra, em 1972. O desenho da rotunda mágica foi feito por Frank Blackmore e sucintamente originava trânsito no sentido dos ponteiros do relógio na rotunda central, e trânsito no sentido contrário ao ponteiro dos relógios nas cinco rotundas que se localizam no exterior da rotunda central.

Como se percebe por este desenho esquemático da rotunda mágica, a confusão instala-se muito facilmente, e só um povo muito organizado poderia circular nesta rotunda sem problemas de maior. E se calhar nem esses.

De seguida apresentamos uma fotografia aérea da rotunda mágica:
Deixamos ainda uma animação virtual que demonstra o funcionamento da rotunda mágica. Atentem na confusão que se gera se em vez de um software forem humanos a controlar os carros...

E por fim um vídeo amador que filmou o funcionamento real da rotunda mágica. Isto a uma hora de pouco tráfego... imaginem se fosse à hora de ponta!










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO