quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Casas modulares: vantagens e desvantagens

As casas modulares representam um nicho de mercado na construção que tem crescido de ano para ano, havendo cada vez mais empresas especializadas na construção modular. Hoje em dia quando alguém decide avançar para a construção da sua casa e procura opções no mercado pode-se deparar com a dúvida se avança para a casa de construção tradicional ou para uma casa modular. Não é à toa que em Portugal se conhecem cada vez mais casas modulares. Importa por isso abordar o tema neste site e expor aqui as vantagens e as desvantagens das casas modulares, assim como discutir a questão do preço das referidas casas.

VANTAGENS:
- Prazo de execução da obra. Afirma-se que uma casa de 100000 euros pode ficar pronta em apenas 3 meses.
- O método construtivo estará menos sujeito a problemas e defeitos devido a ser mais normalizado.
- Esquecendo as burocracias tão características deste país, tem a possibilidade de juntar módulos e com isso aumentar o seu espaço. Este é um aspecto muito relevante para quando uma família cresce ou para quando a saúde financeira for melhor e permitir mais algum investimento na casa.

DESVANTAGENS:
- O gosto da pessoa/família que quer construir a casa terá menos preponderância. Obviamente que não fica reduzido a zero, mas fica algo limitado a certos limites. Desenho e soluções construtivas vêm num cardápio...
- Menor flexibilidade criativa a vários níveis.
Uma questão indispensável e que não se pode ignorar é a do preço das casas modulares. Serão as casas modulares mais caras ou mais baratas que as casas construídas pelo método tradicional? Esta é uma questão que tem tanto de pertinente como de complicada, e não é por acaso que as opiniões se dividem e há quem coloque o preço das casas modulares nas suas vantagens e há quem o coloque nas suas desvantagens.

Quando se comparam os preços, convém ter em consideração o preço de todos os outros trabalhos inerentes à montagem das casas modulares, como por exemplo terraplanagens, fundações, interiores, etc. Pode parecer um aspecto desnecessário de ser destacado, mas o certo é que muita gente quando compara os orçamentos, pega no orçamento da empresa que produz a casa modular e compara-o ao preço que prevê que venha a custar a casa construída pelo método tradicional (que incluirá todos os aspectos da construção).










15 Comentários:

Ginho disse...

Boa tarde,

O meu irmão esta a fazer a casa dele com a empresa TEKETO. Eu trabalho na área da engenharia e de facto as casa modulares sao rapidas, economicas e quanto a questoes termicas e acusticas sao muito boas.

Anónimo disse...

Boas.Vou construir ou em LSF ou em modular em betao ou metalico. Tenho precos de LSF (POALSF) acima do betao modular mas ainda nao tenho da Teketo. O LSF esta mesmo demasiado caro em Portugal. Nao se percebe nem faz sentido nenhum. Aguardo precos da teketo mas parece-me extramemente exagerado o que se pratica em LSF e Modular de betao (Mudastone). Alguem tem precos m2 da teketo (Chave na mao)?Obg

Anónimo disse...

Os containers se enquadram nesse nicho? Ou seja, também podem ser considerados modulos para fabricação de casas?

Anónimo disse...

Eu estou em projecto da minha casa com a Conceptcasa o LSF tem muito melhor preço que o betão mais as vantagens

Anónimo disse...

Uma casa é para toda a vida...não aconselho estas casas...são muito inferiores às casas com construção "normal"...tenho um amigo que caiu nessas asneira à dois anos e está muito arrependido, a casa é demasiado quente no verão e demasiado fria no inverno, ouve-se demasiado a chuva a bater nas paredes...tem muita condensação interior...é uma asneira e o preço não justifica porque a qualidade é muito inferior...pensem bem antes de decidir:)

Anónimo disse...

O amigo pensa que está a falar para tolos?
É que uma casa em LSF funciona ao contrário de tudo o que afirma:
tenho um amigo que caiu nessas asneira à dois anos e está muito arrependido, a casa é demasiado quente no verão e demasiado fria no inverno, ouve-se demasiado a chuva a bater nas paredes...tem muita condensação interior.

Esta afirmação é falsa.

Anónimo disse...

O Sr cujo irmão está a fazer casa com a TEKETO deve ser um comercial da empresa na certa.

Um vizinho meu está a construir em Óbidos e aquilo está atrasado mais de um ano!!!! Além da empresa trabalhar mal como tudo

Anónimo disse...

Caro Anónimo conte-me pormenores... Já vi uma casa construída por eles e demorarm cerca de 5 meses apesar da licença de habitabilidade já durar há 1 ano e tal e ainda nada.

A Tketo é assim tão má? Trabalham mal como?

Unknown disse...

È legal este de construção!

Jdias disse...

Não se iludam...
Alguém conhece uma casa modular com pelo menos 10 anos?
Quantas pessoas pagam um empréstimo à habitação em 10 anos?
Atenção que em Portugal qualquer habitação tem que ter uma estrutura anti-sismica!
Se tiverem que vender a casa por algum motivo, como estará a casa, quantos vos comprarão a casa e porque valor?
Uma casa tradicional fica-vos ao mesmo preço destas casas! Garanto, eu já fiz as contas!

Anónimo disse...

ola,
eu ando ha ja varios anos a estudar a possibilidade de construir uma casa modular,sei que existem imensas empresas espalhadas pela Europa fora e com preços bastante competitivos em relação as casas construidas tradicionalmente, a minha opinião não sendo eu um profissional, é que estas casas se construidas com materiais de qualidade a começar com o betão e construidas de forma adequada com isolação e a circulação de ar necessarias certamente não apresentarão os defeitos acima descritos. eu estou convencido que uma construção modular passiva é seguramente um otimo investimento!

Unknown disse...

Gostaria de ter uma lista de empresas que fazem as casas modulares e quanto é em m2.

Anónimo disse...

Ola a todos, sou leigo no assunto mas comecei agora a ver a possibilidade de construir uma casa modular. O que me parece e que e determinante a seriedade e profissionalismo da empresa com quem nos metemos, tal como na construcao tradicional...alguem conhece ou tem experiencia de construcao de uma casa modular com uma empresa que recomende? Podem dar-me uma ideia de valor medio por m2? Obrigada. Luis

Anónimo disse...

Boas,

Anda a volta de 350 euros o m2

Anónimo disse...

sera que em caso de mudanca pode se deslocar esta casa para montar num outro lugar?

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO