terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Objectivos do Projecto de Estaleiro

O estaleiro é um elemento determinante em qualquer obra, pelo que o seu correcto dimensionamento pode condicionar decisivamente uma obra a nível de prazos e de custos. É usual na fase de concurso de uma obra se apresentar uma planta de estaleiro acompanhada de uma breve memória descritiva, elementos que muitas vezes reflectem um mero estudo superficial do estaleiro para a empreitada a concurso. Com a obra adjudicada tem-se mais alguma atenção ao projecto de estaleiro, mas será o suficiente?

Para percebermos melhor em que consiste um projecto de estaleiro como deve ser, vamos expor os seus principais objectivos:

- Possibilitar uma correcta previsão dos custos de estaleiro. Este ponto é de extrema importância pois como se sabe um orçamento só pode ser considerado bem feito quando este custo é correctamente estimado. Muita gente ainda usa definir este custo como uma percentagem do valor total da obra, mas isso é ignorar todas as variantes que cada estaleiro tem.

- Assegurar que pessoas e equipamentos circulam de forma ordenada, com a devida segurança. Sendo a construção uma área tão propicia aos acidentes de trabalho, nada como começar a trabalhar na sua prevenção logo no projecto de estaleiro.

- Definir trabalhos necessários para a instalação do estaleiro. Movimento de terras, local para máquinas, vias de circulação, vias de acesso, abastecimento de água e de electricidade, locais para instalações provisórias, etc... tudo isto são aspectos a ter em conta!

- Definir os locais mais indicados para os escritórios, instalações sociais, instalação de equipamentos, armazéns, depósito de materiais, etc. Neste ponto, em articulação com os anteriores, é conveniente experimentar diferentes ideias e compara-las.

- Iniciar de forma célere a obra.
Numa perspectiva de optimização de custos e prazos, deve-se experimentar diferentes soluções para os quatro primeiros objectivos que referimos. Como uns estão relacionados com os outros, é possível que ao melhorar um se esteja a prejudicar o outro, mas não há nada como reflectir sobre as diferentes soluções, e tendo em conta os principais objectivos em causa, decidir. Essa decisão permitirá então a realização do quinto objectivo...










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO