terça-feira, 2 de Agosto de 2011

Preços de casas modulares

O preço das casas modulares (pré-fabricadas) é um aspecto decisivo para a decisão final de quem tem em estudo a construção de uma casa modular para si. Além das vantagens e desvantagens das casas modulares já referidas no nosso site, é importante ter em conta também o estudo económico e comparar o custo final da casa modular com o custo final de uma casa de construção tradicional. Outro aspecto relevante é o financiamento que pode ser mais facilmente garantido pelos bancos no caso das casas tradicionais, mas que não iremos aprofundar neste artigo. Neste artigo centramo-nos na questão do custo das casas modulares.

Tendo em conta que as casas modulares representam uma construção por linha de montagem, facilmente se percebe a redução de custos que se pode conseguir. Por exemplo as portas, janelas e paredes que são construídas de forma uniforme, em série, são produzidas com muito maior rendimento e com recurso a mão-de-obra menos especializada. Produção com maior rendimento e mão de obra menos especializada são dois factores decisivos para a obtenção de menores custos na construção de casas modulares. Mais ainda, com esta produção em série as fábricas podem comprar grandes quantidades de material, garantindo descontos maiores, como é normal.

Devido à produção dos elementos da casa se dar numa fábrica, evitam-se condicionantes como as condições atmosféricas, o que faz evitar abrandamentos ou mesmo paragens dos trabalhos. Mais uma vez, isto também tem consequências no que diz respeito à redução de custos. O tempo total de construção de uma casa modular que ronde os 100 mil euros ronda à volta de 3 meses, coisa impensável numa casa de construção tradicional.
Ainda não há dados absolutamente esclarecedores acerca de quanto fica mais barato uma casa modular em relação a uma de construção tradicional, mas é admitido que em condições normais pode-se esperar que as casas modulares tenham um custo inferior às casas tradicionais em cerca de 15% a 25%. Claro que pode haver quem queira aproveitar o dinheiro que poupa na opção casa modular para depois investir em mobiliário e outros de maior qualidade, equilibrando assim o custo final. Obviamente que a comparação que se fez presume a mesma qualidade de mobiliário e afins.

Por fim repetimos algo referido no outro artigo, se vai estudar o preço de uma casa modular, não se esqueça de quantificar as fundações, ligações de água, electricidade, etc. Senão no fim terá uma surpresa desagradável.







Assine o feed do site ou receba todas as novidades através da nossa newsletter. Pode também acompanhar o site no Facebook, no Google + e no Twitter.

3 Comentários:

HL Engenharia disse...

Gostaria de saber mais sobre a esturtura dessa casa modular.

Anónimo disse...

pois ligações pluviais elétricas e noutros casos ate acessos terão de ser levados em conta

Mateus Briet disse...

gostaria saber como é executada a base da mesma e como se faz as estruturas dessa casas modulares e também sistema de instalação de água, e parte elétrica para poder avaliar possíveis problemas ao decorrer da moradia.

Obrigado! Mateus Briet

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO