terça-feira, 6 de agosto de 2019

CICCOPN colabora na definição das características que destacam os melhores carpinteiros

No âmbito do projeto europeu Under Construction, no qual é parceiro, o CICCOPN – Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte esteve em Fürth (Nuremberga), na Alemanha, para uma reunião visando definir as caraterísticas que, em sete profissões, destaquem uns técnicos dos outros com base no seu desempenho. Após a identificação dessas características, serão desenvolvidos módulos que possam ser lecionados aos profissionais, visando melhorar os seus desempenhos em ambiente de trabalho.

Este segundo encontro de trabalho do projeto teve lugar nos dias 16 e 17 de julho de 2019 e foi organizado pelo parceiro alemão “Institut für Lern-Innovation”.

O projeto “Under Construction – Key Skills Making Top Professionals in Construction and Habitat 4.0” é uma Parceria Estratégica Erasmus+ no domínio da Educação e Formação Profissional. Aborda a melhoria das competências dos profissionais e estudantes em sete domínios: carpintaria, alvenaria, revestimentos de paredes e pavimentos, marcenaria, domótica, design e tecnologias e impressão 3D.

O CICCOPN esteve representado nos trabalhos na Alemanha por dois colaboradores do Departamento Técnico, estando a trabalhar em específico a profissão de carpinteiro.

Rui Valente, diretor do CICCOPN, afirmou que “a instituição está a par das dificuldades sentidas pelas empresas em termos de mão de obra qualificada. Num momento em que o setor da Construção está em desenvolvimento (quer ao nível da construção nova, quer da reabilitação do edificado), o CICCOPN procura ajustar a sua oferta formativa às necessidades sentidas pelo tecido empresarial. A formação de jovens e adultos aposta na (re)qualificação de candidatos interessados em entrar no setor, garantindo-lhes as competências e os conhecimentos indispensáveis a um bom desempenho profissional”.

A base do projeto é a avaliação das necessidades, no intuito de verificar como as tendências atuais dos mercados de trabalho são moldadas pelo aumento da competitividade, exigindo assim atualizações rápidas das aptidões profissionais. Neste contexto, torna-se necessário providenciar as condições para essa qualificação, não só em profissões ditas ‘tradicionais’, mas também em profissões emergentes de evolução rápida.

O projeto propõe-se criar:
- Uma diretriz de competências chave exigidas para profissionais de alto nível (profissionais de topo), em construção e habitat 4.0;
- Um currículo de treino para cada um dos domínios profissionais abordados;
- Uma plataforma de e-learning multilíngue para ministrar os cursos;
- Um roteiro para a exploração e inclusão dos cursos nos sistemas de ensino, assim que tenham sido testados e validados.

A parceria é liderada pela empresa portuguesa Apload, Lda. (www.apload.pt) e integra ainda a Asociación Empresarial de Investigación Centro Tecnológico del Mueble y la Madera de la Región de Murcia, de Espanha (www.cetem.es), o Institut für Lern-Innovation – Friedrich-Alexander-Universität Erlangen Nuernberg, da Alemanha (www.ili.fau.de), o Consorzio Materahub Industrie Culturali e Creative, de Itália (www.materahub.com), a empresa MERK, da Holanda, e o CICCOPN – Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte, de Portugal (www.ciccopn.pt).

Atualmente, o CICCOPN tem cerca de 2 100 formandos, distribuídos entre a formação para jovens e para adultos que decorre nas suas instalações na Maia. Além disso, conta com cerca de 700 formandos em diversos pontos geográficos da sua área de intervenção, isto é, os nove distritos a norte do Mondego. Por ano, o CICCOPN realiza cerca de 40 000 horas de formação.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO