quarta-feira, 11 de julho de 2018

Garcia Garcia constrói fábrica para a Steep Plastique

O grupo francês Steep Plastique, especializado na produção de componentes plásticos para a indústria automóvel, decidiu instalar-se em Portugal, escolhendo o Parque Empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo, onde está a crescer um verdadeiro cluster de empresas do setor, que, no conjunto do país, vale 5,9% do PIB, para a construção da sua fábrica. A Garcia Garcia assina os projetos de arquitetura e engenharia, assim como a execução do projeto, o qual tem conclusão prevista para o final do mês.

A construtora portuguesa participa, assim, em mais uma obra para o ramo automóvel em Lanheses. Esta é a quarta unidade para o setor que a Garcia Garcia concebe e constrói no Parque Empresarial de Lanheses. Nos últimos anos, esteve encarregue dos projetos para BorgWarner, Eurostyle e Bontaz, esta última a inaugurar igualmente no corrente mês.

A nova unidade da Steep Plastique, multinacional francesa com presença em França, Eslováquia, Marrocos, Turquia e, agora, Portugal, irá produzir peças injetadas de plástico para componentes da indústria automóvel, estando a sua produção destinada ao mercado internacional. Fornecedor de primeira linha, a Steep Plastique trabalha diretamente para mais de 20 marcas de automóveis.

No arranque, o projeto irá criar cerca de 50 postos de trabalho diretos, podendo este número ascender a 200 numa fase de maior maturação do investimento em Portugal. Aliás, com uma área superior a 14.350 m2, a nova unidade está preparada para aumentar no futuro a sua capacidade em mais 6.000 m2.

Grande exigência energética

O projeto, concebido pela Garcia Garcia, prevê duas áreas funcionais: a nave industrial, onde funcionarão, num espaço amplo, com compartimentações pontuais para pequenos gabinetes técnicos e de apoio, a produção, o armazém e a logística; e o bloco administrativo.

A construtora optou por uma solução em betão pré-fabricado com uma malha estrutural, que permite a adoção de quatro pontes rolantes de elevada capacidade a cobrir toda a área de produção e de armazenagem.

Toda a área industrial será integralmente climatizada com recurso a um eficiente sistema de bombas de calor, destacando-se ainda, ao nível das redes de suporte ao fabrico, o sistema de produção e distribuição de água fria, assim como a central e rede de ar comprimido.

As notórias exigências energéticas do edifício e do processo de produção implicaram a adoção de dois transformadores de 800 kVA cada um.

Por sua vez, o bloco administrativo replica a imagem e layout das unidades da Steep Plastique em todo o mundo, desenvolvendo-se em três pisos, rasgados por um lobby que, ao centro, recebe uma grande escadaria em espiral. Este edifício foi projetado em função da sua utilização final, organizando-se em duas áreas distintas: administrativas, que contemplam escritórios, salas de reunião, entre outros, e sociais, compostas pela cantina e balneários. Esta disposição permitirá a setorização funcional do edifício, promovendo a fluidez, a funcionalidade e a adequação dos espaços.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO