quarta-feira, 30 de maio de 2018

Drones e o levantamento do património

Muito se tem falado da utilização menos adequada dos drones. Contudo gostava de vos falar de um aspeto muito positivo da sua utilização: o levantamento do património. Isto vem em sequência do congresso da Virtual Heritage Network, em Dublin, onde estive e aprendi tanto.

Têm sido efetuados trabalhos fantásticos de levantamento do património com drones de forma a se poder recolher muita informação, efetuar a sua integração e mesmo modelação.

Esta utilização dos drones será fundamental para ficarmos com o registo de todo o património que existe. E Portugal tem tanto…

O levantamento do património em imagens aéreas permite ter uma visão mais global do mesmo, bem como multiplicar essas imagens para se conseguir construir o modelo 3D do mesmo.
Aliás, no meu ponto de vista, considero que deve ser pelo património que este tipo de levantamento deve ser efetuado. Pois pode existir uma catástrofe que danifique ou destrua o mesmo… E a sua reabilitação, ou mesmo reconstrução só será possível se tivermos informação sobre o mesmo.

---
Artigo escrito por Susana Lucas do SEIbySusana.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO