terça-feira, 17 de abril de 2018

Virtual Heritage Network

Gostava hoje de fazer um resumo do que ouvi na conferência da Virtual Heritage Network, da passada semana na Irlanda. À partida para que nada tem a ver com uma Engenheira Civil (e Química), contudo verifiquei que temos muitos mais pontos em comum…

Assim, com imagens virtuais podemos ter:
- Avaliação da Luz em edifícios (do património ou não) e perceber como eram projetados tendo em conta a região onde se localizavam e/ou o uso que tinham.
- Analisar a evolução da degradação dos materiais de construção em edifícios (novamente de património ou não), de forma a caracterizar, monitorizar a sua evolução e definição das melhores técnicas de recuperação.
- Reconstrução virtual de património que desapareceu de forma a garantir a compilação da informação sobre o mesmo.
- Verificar a evolução das cidades, a partir da construção de modelo 3D das zonas das cidades antigas, bem como com informação documental é possível simular a evolução de cidades, dos edifícios, das ruas, etc.
- O levantamento 3D do património pode igualmente permitir ter acesso a locais que fisicamente não é possível, simular ambientes, bem como passar informação de uma forma mais visível.
Hoje apenas gostava de vos despertar para os assuntos que foram abordados e como áreas distintas podem interagir para uma informação completa sobre o património. Posso vos dizer que não senti de todo desenquadrada entre historiadores, arqueólogos e arquitetos, muito pelo contrário todos consideraram a minha presença uma mais-valia!

---
Artigo escrito por Susana Lucas do SEIbySusana.










Seja o primeiro a comentar

Publicar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO