terça-feira, 6 de março de 2018

IKEA compra parque eólico do Pisco

A Ikea Portugal comprou o Parque Eólico do Pisco no final de Fevereiro. Este parque eólico localiza-se no interior de Portugal, entre as vilas de Aguiar da Beira, Trancoso, Sernancelhe e Fornos de Algodres. O comunicado da empresa afirma que “em funcionamento há cerca de 1 ano, este Parque Eólico tem uma capacidade de 50 MW, 25 turbinas e estima-se que gere uma produção anual de 156 GWh, equivalente à energia necessária para alimentar 30 lojas Ikea”.

Em Portugal a IKEA instalou mais de 11.000 painéis solares fotovoltaicos na cobertura das suas lojas em edifício próprio – Ikea Alfragide, Ikea Matosinhos, Ikea Loures, Ikea Loulé. Com este projeto, 98% da energia produzida pelos painéis solares é incorporada pelas unidades de retalho, representando 25% do total da energia consumida por cada loja.

“O Parque Eólico do Pisco faz parte de um investimento alargado que apoia os negócios e objetivos estratégicos do Grupo Ikea, através de empresas e iniciativas que promovam o combate às alterações climáticas”, diz o comunicado.

A coordenadora de sustentabilidade da Ikea, Ana Barbosa, diz que “com a aquisição do Parque Eólico do Pisco superamos o objetivo de produzir tanta energia renovável quanto a consumida pelas nossas operações em Portugal e contribuímos para aumentar a percentagem de produção de energia renovável do Grupo a nível global, que em agosto de 2017 se encontrava nos 73%”.
O comunicado diz ainda que desde 2009, a IKEA já investiu cerca de 1,7 mil milhões de euros em produção de energia eólica e solar. No final de 2017, o Grupo Ikea detinha 416 turbinas eólicas em 12 países e 750.000 painéis solares instalados, em 22 mercados.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO