quinta-feira, 15 de março de 2018

Durante 3 dias o consumo de eletricidade foi assegurado por fontes renováveis

O consumo de eletricidade em Portugal Continental foi assegurado integralmente por fontes renováveis durante quase 3 dias seguidos - entre as 16h da tarde de sexta-feira, dia 9 de março, e as 13h de segunda-feira, dia 12 de março. Esta informação está a ser divulgada pela APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis.

De acordo com dados da REN (Redes Energéticas Nacionais), a eletricidade de origem renovável produzida naquele período foi de 521 GWh, enquanto o consumo elétrico nacional foi de 408 GWh. O grande destaque vai para as centrais eólicas nacionais, que só por si abasteceram o consumo elétrico em 65 % do período. Estes dados reforçam o papel das fontes renováveis no abastecimento fiável e seguro das necessidades elétricas de Portugal.

Se chuva e vento permitem estes recordes no Inverno, torna-se imperioso fomentar e avaliar as mais‑valias do aproveitamento da energia solar fotovoltaica. Só assim se conseguirá assegurar que no Verão também se alcancem contribuições significativas de fontes de energia não emissoras de gases de efeito de estufa.
Em Portugal, as centrais renováveis (hídricas, eólicas, solares, geotérmicas e de biomassa) produzem anualmente, em média, 54 % das necessidades elétricas nacionais, o que permite reduzir as importações de combustíveis fósseis em perto de 750 M€ por ano. Adicionalmente, é importante destacar que o setor renovável nacional permitiu criar um cluster industrial responsável por mais de 56 mil empregos (diretos e indiretos) e por uma exportação de equipamentos (aerogeradores, painéis fotovoltaicos e componentes elétricas e eletromecânicas) que ascende a 400 M€ por ano.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO