quinta-feira, 15 de março de 2018

Gabriel Couto reabilita e constrói no Bairro Padre Cruz, Lisboa

A construtora Gabriel Couto está responsável pela reabilitação e construção de mais um empreendimento de habitação social na cidade de Lisboa, afirmando-se mais uma vez na área da reabilitação e requalificação urbanas. Esta empreitada adjudicada pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) consiste na reabilitação e construção de 48 fogos para habitação social no Bairro Padre Cruz (freguesia de Carnide), e será executada num prazo global de 365 dias de calendário.

Da autoria do gabinete de arquitetura da autarquia lisbonense, este projeto de habitação social consiste na construção de um edifício de seis pisos, com estrutura de betão armado, divisórias entre fogos em parede de alvenaria, e “intra-fogos” em pladur. Para potencializar a mobilidade universal, inclui um plano de acessibilidades complexo, com recurso a rampas que aproveitam o desnível do terreno que dão acesso até ao segundo piso de forma a evitar o recurso a elevadores, que não existem neste projeto.
Assim as habitações mais pequenas e destinadas aos mais idosos, (T1) situam-se no primeiro piso, enquanto as habitações para as famílias mais jovens (T3) ficam situadas nos últimos dois pisos, em sistema duplex. Os T2 e T4 estão distribuídos pelos restantes pisos. O edifício contempla ainda espaço para lojas de comércio, restauração, etc.
A proposta de intervenção prevista nesta empreitada prevê a regularização dos pavimentos de acesso pedonal e dos estacionamentos, e a criação de duas pequenas zonas de estadia, na envolvente do Lote 1 da Zona de Alvenarias do Bairro Padre Cruz, entre a Rua do Rio Guadiana e uma nova Rua Projetada N.º 1 na Freguesia de Carnide.

Atualmente o local a intervir já apresenta parte das infraestruturas do arruamento construídas: passeios, estacionamentos, iluminação, papeleiras, passagem de peões e recorte para contentores de lixo. Com a construção do edifício há a necessidade de fazer a ligação entre o existente e as cotas de soleira deste novo empreendimento.
Devolver o território aos seus habitantes constituiu o verdadeiro desafio deste projeto de habitação social, destacando-se ainda a intenção e objetivo primordial de reforçar as relações de vizinhança e a relação das habitações com a sua envolvente.
A Gabriel Couto vê, assim, com mais esta empreitada, o seu portfólio de obras reforçado nesta área «que se tem revelado de extrema importância para a reativação do setor da construção, uma vez que, têm sido vários os investimentos e projetos na área da reabilitação e requalificação urbanas», como recorda Carlos Couto (CEO).










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO