segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Eficiência Hídrica

Depois de ter abordado o assunto do Ciclo Urbano da Água, agora gostava de passar para o conceito de Eficiência Hídrica. Esta eficiência hídrica pode-se resumir a 5 R’s, conforme é amplamente transmitido pela ANQIP, Associação Nacional de Qualidade das Instalações Prediais. Assim sistematizado temos:

- Reduzir os consumos – a primeira abordagem tem que ser sempre por verificar os excessos. Onde se pode otimizar os consumos, de forma a no final estes serem reduzidos.
- Reduzir as perdas – são por vezes muito significativas, só a título de exemplo uma grande instalação que efetuou uma auditoria hídrica e verificou que tinha perdas na ordem dos 40%, pelo menos foi o que a fatura reduziu após começarem a fechar a válvula geral nas horas em que não existia consumo.
- Reutilizar Água – existe água que após a sua utilização ou drenagem se encontra em condições de ser utilizada sem qualquer necessidade de tratamento, claro que usualmente numa utilização que distinta da inicial. Mas temos que ter presente que nem em todas as utilizações que temos de água é necessário ter a qualidade de uma água potável.
- Reciclar Água – aqui já existe tratamento podendo o mesmo não ser muito “exigente” tendo como base o uso que vai ter, bem a sua proveniência. Podemos ter águas utilizadas que vão precisar apenas de alguma afinação para o uso pretendido.
- Recorrer a origens Alternativas – Existem diversas “fontes” de água que podem ser utilizadas além da convencional. A primeira que nos chega é a água da chuva.
Assim temos aqui uma sistematização de uma análise ao ciclo urbano, ou predial, da água, e como podemos otimizar o seu consumo e claro reduzir custos! Temos que ter uma visão alargada da água para não ser necessário utilizar fundos comunitários para que pequenas explorações agrícolas tenham apoio para garantir água para os animais, como está neste momento em fase de candidatura.

---
Artigo escrito por Susana Lucas do SEIbySusana.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO