domingo, 1 de janeiro de 2017

A Súecia está a mudar uma cidade para outra localização

A cidade de Kiruna, que se localiza no norte da Suécia, foi mudada cerca de 3 quilómetros para leste. Esta cidade foi crescendo ao lado da maior mina de ferro mundial. A companhia estatal Luossavaara-Kiirunavaara AB (LKAB) que explora a mina avisou em 2004 que para continuar com as extrações de ferro teria que realizar escavações ainda mais profundas, o que colocaria em causa os edifícios e monumentos desta cidade sueca. O plano de mudança desenvolve-se ao longo de muitos anos, para não comprometer os negócios locais e consistirá em grande parte em demolição de edifícios e construção de novos na nova localização. A LKAB terá comprado os imóveis dos residentes a 125% do preço de mercado.

A cidade de Kiruna tem alguns edifícios reconhecidos pela sua arquitetura, nomeadamente a igreja de Kiruna, construída em 1912, que foi eleita o edifício mais bonito da Suécia.

Na imagem do The Atlantic que a seguir mostramos pode ver o esquema do plano de deslocalização da cidade de Kiruna.

Um ponto relevante deste processo é que nem só de demolição e construção se faz esta mudança de localização da cidade de Kiruna. Há imóveis que serão transportados desde a localização original até à nova. Veja de seguida o vídeo onde se vê alguns dos imóveis a deslocar a ser transportados por camiões devidamente equipados para o efeito.


Para finalizar deixamos um documentário onde se mostra a forma tranquila como os habitantes de Kiruna estão a lidar com a mudança de localização da sua própria cidade.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO