quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A maior ponte solar do mundo - Ponte Blackfriars

Foi inaugurado o novo telhado de painéis solares na ponte de Blackfriars em Londres. Ao todo são 4400 painéis fotovoltaicos, que ocupam uma área de 6.000 metros quadrados, o que torna a ponte Blackfriars a maior ponte solar do mundo. A instalação dos painéis foi feita pela empresa Solarcentury, de Londres. Além destes painéis foi também instalado um sistema de captação de águas pluviais e clarabóias para a iluminação da estação Blackfriars. Recorde-se que a colocação dos painéis começou em Outubro de 2011 e inicialmente estava previsto que a obra terminasse em 2012.

O telhado da ponte irá produzir 900 mil kWh por ano, reduzindo as emissões de dióxido de carbono em 551 toneladas anuais.

Frans van den Heuvel, director executivo da Solarcentury, afirmou que “o nosso trabalho na ponte de Blackfriars demonstra dois benefícios da energia solar: primeiro, os painéis podem ser integrados na arquitectura, associando-se de modo impressionante à paisagem londrina; em segundo lugar, podem ser colocados nos mais complexos projectos de engenharia, neste caso num sítio construído, por cima de uma ferrovia, por cima de um rio.”
A ponte Blackfriars superou a ponte Kurilpa em Brisbane, na Austrália, como a maior ponte solar do mundo. A diferença é significativa: a ponte Kurilpa tem "apenas" 84 painéis solares que produzem 38 mil kWh por ano.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO