quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Concurso de fotografia emergentes DST recebeu 400 candidaturas

A edição de 2013 do «Grande Prémio de Fotografia Emergentes dst», que conta com um prémio pecuniário no valor de 7500 euros, recebeu 400 candidaturas, a maioria provenientes de países europeus, como Portugal, Espanha, Itália, UK, Alemanha, França, Suécia, República Checa e Bélgica. De destacar ainda a presença de um grande contingente de trabalhos do Brasil e alguns da Índia e Japão.

A leitura dos cerca de 80 portfólios seleccionados terá lugar nos próximos dias 25 e 26 de Setembro, no GNRation, com o vencedor a ser conhecido, a 28 de Setembro, pelas 21h00, numa gala a realizar no Theatro Circo, em Braga. O evento contará ainda com um concerto de Patrick Wolf músico inglês conhecido pela fusão de sons eletrónicos com instrumentos mais tradicionais, como o ukulele, o piano ou a viola. Mas o «Grande Prémio de Fotografia Emergentes dst» deste ano tem o seu arranque já no dia 14, às 11h00, na Galeria dst (na Rua do Raio, em Braga) com a inauguração da exposição «Urban Quilombo», de Sebastián Liste, vencedor da edição de 2012.

Para José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do Grupo dst, este concurso de fotografia é o reflexo do desejo de construir “uma empresa cada vez mais cosmopolita e culta”, frisando que não obstante a construção ser o core business da dst “o que fica na história são as marcas culturais que materializamos no presente”. Mas esta aposta também não é dissociada do trabalho diário do Grupo dst. “Tenho a certeza de que um dia um cliente numa qualquer parte do mundo nos vai entregar um negócio tendo como clique o reconhecimento deste prémio”, referiu José Teixeira.

Emergentes dst
O concurso «Emergentes dst» é uma iniciativa do Grupo dst e está integrado no «Encontros da Imagem, Festival Internacional de Fotografia». O objectivo é premiar o melhor trabalho em Fotografia Contemporânea, assumindo-se como uma plataforma preferencial para cada artista obter uma análise do seu trabalho e eventualmente ser incluído em projetos expositivos ou editoriais. O «Encontros da Imagem»,Festival Internacional de Fotografia com mais de 25 anos de existência tem como principal novidade este ano a extensão do festival ao Porto e a Lisboa e posterior itinerância no Brasil. O conceito genérico eleito para a edição deste ano inscreve-se numa abordagem ao amor e à família reunido sob o tema “Love will tear us apart”, dos Joy Division. Com o tempo a acelerar e as relações humanas a tornarem- se mais urgentes, julgou-se oportuno construir uma narrativa que contribua para uma reflexão consequente em torno das velhas/novas relações interpessoais.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO