quarta-feira, 6 de março de 2013

Profissionais do sector do imobiliário com maior confiança em Janeiro

Em Janeiro, e pela primeira vez desde que foi lançado em Julho de 2012 pelo Imovirtual, o IMI - Imovirtual Market Index, revela uma melhoria do nível de confiança dos profissionais do sector do imobiliário que, pela primeira vez, regista valores positivos (este indicador é evolutivo, pelo que esta evolução necessariamente positiva deve ser enquadrada com um Dezembro profundamente "frio" em termos imobiliários).

Este facto é explicado por uma melhoria registada em Janeiro de todas as componentes deste estudo, concretamente, uma maior facilidade em angariar produto, o aumento da procura e do número de negócios concretizados (venda e arrendamento), assim como uma descompressão sobre as expectativas de curto e médio prazo tanto em termos de preços de mercado como em termos de dinâmica.

O tempo médio para venda e arrendamento de imóveis diminuiu de forma residual em relação ao mês de Dezembro, sendo que o tempo médio para venda de casa em Janeiro se manteve em torno dos 16 meses e o tempo médio para arrendamento de imóveis, neste período, situou-se também nos cinco meses.

O mesmo relatório conclui que a maioria dos profissionais do sector do imobiliário considera que a dinâmica do mercado aumentou face a Dezembro (43%), sendo que 37% afirmou que se manteve e apenas 25% considera ter existido uma diminuição desta dinâmica.

No entanto, apesar desta subida do optimismo verificado, os mesmos profissionais apontam que os condicionalismos que se vivem desde há alguns meses neste mercado se devem em primeiro lugar à diminuição do poder de compra das famílias (70% das respostas), à restritividade bancária (67% das respostas) e por último à instabilidade do mercado de trabalho (63% das respostas). Outro dado a apontar é o facto de 44% dos profissionais auscultados considerarem que os valores de transacção de imóveis irão baixar num futuro próximo.

O IMI - Imovirtual Market Index é um relatório mensal, de índole qualitativa, que procura sintetizar a forma como os principais actores da actividade imobiliária percepcionam o mercado, não apenas em termos presentes, como em termos prospectivos a curto prazo.

A amostra utilizada pelo IMI - Imovirtual Market Index, resulta da auscultação feita aos profissionais que anunciam no Imovirtual, com o objectivo de traçar um retrato actual e exacto da realidade do mercado imobiliário, em particular da procura imobiliária, do dinamismo reflectido pela angariação de imóveis ou dos tempos médios de absorção do produto em carteira. Estes dados são analisados por uma entidade de referência, como a ESAI-Escola Superior de Actividades Imobiliárias e contrastados com a conjuntura económica do país.

Ao longo do período de realização do IMI-Imovirtual Market Index foram recebidas perto de 2.300 respostas de profissionais que actuam no mercado imobiliário, tais como empresas de mediação imobiliária, angariadores imobiliários, empresas de gestão e administração de imóveis, bem como promotores e investidores imobiliários.

Recorde-se que o portal Imovirtual.com foi lançado em Julho de 2011 e é hoje o portal de referência do sector imobiliário, tendo contabilizando ao longo de 2012, mais de 11 milhões de visitas, 212 milhões de páginas visualizadas, 110 mil fãs na sua página do Facebook, e gerado cerca de 350 mil contactos de negócio para os seus imóveis.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO