segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Brasil precisa de 60 mil engenheiros civis

Não é nova a carência que o Brasil tem de engenheiros civis, e quem acompanha o nosso site teve já inclusive a oportunidade de concorrer a vagas de emprego para engenheiros civis no Brasil. As razões maiores para este défice é a realização do Mundial de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016. A somar a estas razões há também o crescimento económico do Brasil, e um factor que facilita o processo, a receptividade dos brasileiros a mão-de-obra estrangeira. Um dado interessante é que a maior parte dos imigrantes autorizados a trabalhar no Brasil no ano passado tinha já concluído o ensino superior.

Segundo Raquel Teixeira, ‘partner' de Human Capital da Ernst & Young, há um défice de 60 mil engenheiros no mercado nacional brasileiro. O Brasil, a maior potência económica da América do Sul, está actualmente a receber muitos imigrantes dos Estados Unidos, Índia e Filipinas.
Num momento particularmente difícil da economia portuguesa, o mercado brasileiro pode ser a salvação para muitos engenheiros civis que procuram emprego e possibilidade de crescimento profissional e económico, coisas cada vez mais difíceis de conseguir em Portugal.

Imagem: Obras no Estádio do Maracaná no Rio de Janeiro.










2 Comentários:

Anónimo disse...

Sou estudante e estagiei numa empresa pequena, novata, do setor de construção civil pertencente à Portugueses e digo que o negócio deles é unicamente fazer dinheiro. Não estão preocupados com o desenvolvimento do país, apenas querem multiplicar seu capital. Os funcionários eram vistos com certa disparidade "natural" e havia claro corporativismo com seus conterrâneos, seja nas parcerias ou na contratação de mão-de-obra. De profissionais assim, o Brasil não precisa.

Anónimo disse...

Este artigo redirecciona para o site da Andrade Gutierrez, mais concretamente para um programa trainee que eles organizaram mas que acabou em Setembro de 2011. Como é que se candidata agora e onde. Essa carência de engenheiros ainda se verifica? Sou recém licenciado e estou um pouco perdido.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO