segunda-feira, 11 de junho de 2012

Londres 2012 - Vida Saudável e Jogos Olímpicos (I)

Com muita alegria mesmo estou escrevendo isto, pois vamos falar de vida saudável nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em Londres 2012. O lugar onde foi construído o Parque Olímpico era uma região danificada por décadas de uso industrial, água de pouca qualidade, e pouco acesso para o público todo. Estes Jogos foram uma maravilhosa oportunidade, para limpar as 245 hectares deste Lower Lea Valley. Este foi um aspecto importante na candidatura de Londres para hospedar os Jogos. Mas também é bom lembrar como o Reino Unido conseguiu limpar o poluído rio Tamisa, um ícone de Londres como o rio Sena é de Paris.

A visão dos organizadores dos Jogos é: “Inspirar ao povo do Reino Unido a fazer desporto e desenvolver um estilo de vida mais ativo, saudável e sustentável”. O que significa que se você vai de carro a fazer as compras e não é capaz de caminhar esses sete quarteirões, não é um cara ativo! E claro se você fuma, e até contamina com sua fumaça aos que compartilham esse momento; é um cara não sadio além de egoísta! E se vai dirigindo e joga fora pela janela sua latinha não é um cara sustentável, você é um cara sujo! Alguns dos grandes benefícios para saúde estão sob nosso controle: boa comida (hamburger todos os dias vade retro!), compromisso em fazer desporto, ioga e meditação, e até dança de salão. A vida saudável inclui o acesso aos espaços verdes de boa qualidade, o que entusiasma o pessoal a praticar desporto e as crianças a brincar.
E também morar e trabalhar num ambiente sadio, com ar puro, árvores e flores. Há estudos do aumento da produtividade dos funcionários das empresas, quando eles trabalham nestas ótimas condições. As caminhadas e a bicicleta são atividades sem contaminação, também os alimentos sadios que vêm da agricultura responsável com o meio ambiente. Este estilo de vida saudável está muito ligado a outros temas sustentáveis; e aos princípios de saúde e felicidade do “One Planet Living” ®, como vemos no vídeo. Mas para fazer tudo isso é necessário atitude, coaching!! Estamos assim melhorando nossa qualidade de vida, nosso bem-estar e a nossa felicidade. O que vocês acham disso?
Uma vez li que um engenheiro costumava fazer cooper e caminhada todas as manhãs, antes de ir ao seu escritório. Ele dizia que após disso seu trabalho era bem mais criativo. O qual requer concentração, tomar decisões corretas, e até suportar algum cliente chato. As Olimpíadas também são uma oportunidade de fornecer saúde, às comunidades carentes do leste de Londres. Para isso o caminho é a melhora da sua vida económica, isto significa desenvolver um ambiente favorável à criação de empregos e microempresas. Pois o assunto é ensinar a pescar, não só dar peixe.

Se gostou deste artigo, leia também:
---
Artigo escrito por Roberto Steneri, Arquitecto e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-Brasil. Por convite escreveu um book review para o Journal of Latin American Geography da Universidade do Texas.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO