segunda-feira, 16 de abril de 2012

Londres 2012 - O que é sustentabilidade?

Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 vão ser os primeiros Jogos sustentáveis da história. Mas o que significa “sustentabilidade”? Na prática é isto: na primeira imagem abaixo temos o estádio de volley-ball de praia dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, o qual está sem uso e carente de manutenção. Na segunda imagem vemos o Olympic Stadium de Londres 2012, o qual vai ser ajustado de 80.000 para 25.000 cadeiras após os Jogos, pois ele é desmontável. O que significa que a sustentabilidade - entre outras coisas - não é o desperdício dos recursos do planeta!

(Estádio de voleibol de praia dos Jogos Olímpicos de Pekin 2008) 
(Estádio Olímpico de Londres)

Os britânicos dizem com convicção que se todo o mundo consumir como eles fazem, seriam necessários os recursos de 3 planetas terra! Quer dizer que se você tem na sua casa 20 pares de sapatos, você não é uma pessoa sustentável. Acontece que a sustentabilidade e a nossa sociedade do consumo vão por caminhos diferentes! A sustentabilidade tem 3 patas, a ambiental é a mais óbvia; logo temos a pata económica que significa que se fabrico eco-pinturas por exemplo que são caras e não consigo vender, isso não é sustentável. Finalmente a pata social; se em uma empresa uso mão de obra infantil isso claro que não é sustentável, e ainda é crime. Agora que já sabemos do que se trata o assunto, posso dizer que os Jogos Olímpicos de Londres 2012 estão baseados em 5 eixos que vamos revelar em sucessivos artigos: mudança climática, resíduos, biodiversidade, inclusão social e estilo de vida saudável.

---
Artigo escrito por Roberto Steneri, Arquitecto e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-Brasil. Por convite escreveu um book review para o Journal of Latin American Geography da Universidade do Texas.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO