segunda-feira, 25 de maio de 2020

O BIM e a Gestão de Projetos

Atualmente os gestores de projeto tendem a assumir um papel limitado na implementação e utilização do BIM (Building Information Modelling) como parte do processo de desenvolvimento dos projetos de construção e infraestruturas.
Para maximizar o potencial desta metodologia, requer-se uma maior proatividade e entendimento sobre as implicações e possibilidades que o BIM pode proporcionar ao ambiente construído.

“Os gestores de projeto podem - e devem - assumir um papel relevante na liderança e governance da gestão da informação”, diz Bruno de Carvalho Matos, Board Member do RICS Portugal.

O gestor de projetos pode influenciar na forma como os processos são adaptados e nos requisitos necessários para facilitar a implementação BIM. Deverá assim participar na tomada de decisão desde cedo, capitalizar sobre a sua experiência em comunicação, coordenação e colaboração, e estar ciente das vantagens e desafios desta abordagem, que no final do dia tem apenas o seguinte objetivo: melhorar a forma como os projetos são desenvolvidos e como os ativos são geridos, facilitando, para todas as partes interessadas, o acesso à informação correta, da entidade correta, na forma correta e no tempo correto.

A gestão BIM deve ser assegurada por uma entidade independente e respeitar os requisitos da ISO19650, a norma internacional para gerir a informação ao longo do ciclo de vida de um ativo construído utilizando BIM. Nesta norma encontramos a descrição do processo de gestão a seguir para cada fase de contratação deste tipo de serviços, ao longo do desenvolvimento dos projetos.

A utilização do BIM evolui ao longo do ciclo de vida do ativo, variando desde a conceção, mais orientada para a produção de informação, até à construção e exploração, onde existe um maior foco na extração e utilização da informação. A importância da coordenação de projetos é frequentemente reconhecida apenas quando algo de errado acontece, existindo a tendência de transferir erros de conceção, medição e outros para a fase de construção. Os gestores de projeto têm a oportunidade de mitigar estas ineficiências por recurso à metodologia BIM, desde que previamente definidos os requisitos contratuais apropriados para promover a colaboração entre as equipas de conceção e construção.

Os gestores de projeto podem assumir uma posição líder na gestão da mudança requerida para a implementação desta abordagem inovadora, alinhando a sua estratégia em 3 níveis chave: organização-ativo-projeto. A mudança organizacional deverá iniciar com o apoio da gestão de topo, passando por iniciativas intra- e inter-organizacionais, até atingir um estágio de melhoria contínua.

Não obstante, o BIM não é ainda a panaceia que a indústria tem vindo a procurar. A falta de normalização específica; a escassez de recursos humanos reunindo conhecimento e experiência combinada em BIM e na indústria da construção; a dificuldade em definir objetivos SMART (“specific, measurable, actionable, relevant and timely”); e a complexidade em realizar análises custo-benefício, recorrendo ao conceito de custo de oportunidade, baseadas em potenciais erros, omissões, incompatibilidades e outras ineficiências, são alguns dos desafios mais significativos, além da natural resistência humana.

Saiba mais sobre este tema no seguinte artigo desenvolvido por este autor: BIM: a project management view.

--
Bruno de Carvalho Matos MRICS é Engenheiro Civil Sénior MSc PMP e possui um MBA pela Católica | Nova










1 Comentário:

Elisabete Oliveira disse...

Concordo perfeitamente com o mencionado pelo colega Engº Bruno de Carvalho e Matos. A metodologia BIM é uma metodologia que veio para ficar, sem dúvida, pois trata-se de uma metodologia com grande potencial tanto na gestão da informação bem como do conhecimento, aportando grandes benefícios para as organizações. Estas terão que se adaptar a esta realidade e os projects managers terão que a integrar no seu dia a dia. Já existem alguns países como o caso da Inglaterra em que, os concursos públicos já exigem que os projetos sejam desenvolvidos através desta metodologia. Também tenho conhecimento que em alguns países arabes como os Emirados Arabes Unidos também já é uma pratica corrente os projetos serem desenvolvidos sob esta metodologia. As organizações que já se encontram a implementar serão sem dúvidas as que vão conseguir superar os desafios dos próximos tempos. Vivemos em tempos de mudança.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO