terça-feira, 30 de abril de 2019

Arquiteto Souto de Moura deposita na Casa da Arquitectura acervo de 40 anos de trabalho

Na próxima segunda-feira, dia 6 de maio, pelas 17h00, vai ser assinado no Arquivo da Casa da Arquitectura, em Matosinhos, o “Contrato de Depósito do Acervo Eduardo Souto de Moura na Casa da Arquitectura”. A acrescentar às 604 maquetes já depositadas na instituição desde 2009, a Casa da Arquitectura vai agora receber, a título de depósito, cerca de 8500 peças desenhadas e toda a documentação textual e fotográfica que complementa os projetos produzidos pelo arquiteto ao longo dos seus 40 anos de atividade profissional.

Caberá ao arquiteto e crítico de arquitetura Jorge Figueira fazer um breve enquadramento sobre “A importância da obra de Eduardo Souto de Moura”. Segue-se uma intervenção do arquiteto portuense, que antecede a assinatura do Contrato de Depósito do Acervo.

Este é um momento de maior significado para o país e para a instituição enquanto Centro Português de Arquitectura, já que desta forma se garante a permanência de tão importante acervo em Portugal. “Com este património, a Casa da Arquitectura irá tratar e dar a conhecer aos investigadores e ao grande público este importante acervo referente a 40 anos de trabalho de um dos mais reconhecidos e premiados arquitetos portugueses”, assinala o Diretor Executivo, Nuno Sampaio.

Trata-se de um património valiosíssimo que a Casa da Arquitectura vai dar a conhecer ao público em outubro próximo com a Exposição “Souto de Moura – Memória, Projetos, Obras”, com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura.
Patente na CA a partir de outubro e ao longo de seis meses, esta mostra vai oferecer uma singular e inédita leitura monográfica do seu trabalho. Cobrindo um arco temporal de quatro décadas de um impressionante percurso profissional, a Exposição “Souto de Moura – Memória, Projetos, Obras” pretende dar a conhecer ao público a produção arquitetónica de um dos mais influentes arquitetos portugueses, Prémio Pritzker de Arquitetura em 2011, e promete ser um dos acontecimentos culturais mais relevantes do ano a nível nacional e internacional.

A mostra vai ‘invadir´ a Casa da Arquitectura: irá ocupar a nave expositiva com 950 metros quadrados e a Galeria da Casa com 150 metros quadrados, mas também o Arquivo da Casa.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO