terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Eclusa na Barragem das Três Gargantas

“Eclusa” é uma obra de engenharia hidráulica que permite que as embarcações subam ou desçam os rios ou os mares onde há desníveis, tais como, barragens, quedas de água, etc.

Não sendo uma Eclusa no sentido tradicional, a China construiu o maior elevador do mundo, na também maior hidroelétrica do mundo, a Barragem das Três Gargantas, para vencer a diferença de altura nas águas da barragem, entre montante e jusante, permitindo a navegação.

O percurso, que demoraria 3 horas, por uma eclusa tradicional, agora é feito em 40 minutos. O elevador suporta o peso de 3 milhões de toneladas!

São obras de Engenharia, em especial as de hidráulica, que ainda nos continua a surpreender, e demonstrar que a tecnologia por de ser aliada no desenvolvimento e ultrapassar obstáculos naturais.
Existiram tantas obras que foram construídas sem as tecnologias que existem hoje, desde as pirâmides no Egipto ao Taj Mahal e ao Convento de Mafra, que até parece que agora que temos a possibilidades tecnologias fantásticas já não existe tanto uma perspetiva de grandeza e longevidade que existia…


---
Artigo escrito por Susana Lucas do SEIbySusana.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO