domingo, 1 de outubro de 2017

Casa Saudável

Foi há pouco tempo que tive conhecimento do conceito de Casa Saudável, existe mesmo um selo ou certificação para o efeito. Achei desde logo o conceito muito interessante. Será que é uma evolução de uma Casa Sustentável?

Assim numa pesquisa no site www.hbcertificate.com existe um texto explicativo de Andrea Leandro o qual transcrevo e faço algumas adaptações.

“A ideia é projetar, construir, manter ambientes residenciais, comerciais, industriais, enfim todos esses espaços de forma saudável levando bem-estar a todos que neles habitam ou utilizam.

Nesse trabalho muitos aspectos estão envolvidos. O Selo considera vários parâmetros, tais como:

1. Profissional Certificado
2. Desenho arquitetónico
3. Iluminação
4. Qualidade acústica
5. Qualidade de materiais
6. Projeto hidráulico
7. Projeto elétrico
8. Qualidade do ar interno
9. Paisagismo e áreas comuns
10. Sustentabilidade
11. Manutenção da edificação certificada

Os parâmetros levam em consideração critérios para criar e manter ambientes saudáveis para que se tenha mais qualidade de vida, ter um lar harmonioso e feliz. Principalmente evitando viver num ambiente doente que possua, por exemplo, a Síndrome do Edifício Doente (denominação da Organização Mundial da Saúde) que são as enfermidades provocadas por edificações mal conservadas ou construídas.
Para que se possa viver numa casa saudável vários elementos são importantes. E estes são averiguados a partir dos parâmetros do selo tais como: qualidade do ar interno, luminosidade, campos eletromagnéticos, acústica, materiais da construção, qualidade da água, projeto arquitetónico, paisagismo, manutenção e sustentabilidade.

A concepção é ir além do construir um lar ecológico e sustentável. É viver num lugar saudável para ter bem-estar, saúde e viver feliz com aqueles que ama e convive.”

Parece-me à partida um conceito muito interessante e talvez seja mesmo uma evolução do que se tem feito na área da Sustentabilidade na Construção. Alguém que tenha experiência ou informação adicional, por favor partilhe!

---
Artigo escrito por Susana Lucas do SEIbySusana.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO