quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Bosch em Aveiro ganha Prémio Produto Inovação COTEC-NORS

A Bosch Termotecnologia, S.A, em Aveiro, acaba de ganhar o Prémio Produto Inovação COTEC-NORS com o Sensor Connect, esquentador termostático desenvolvido e produzido em Aveiro, com um design inovador que pode ser gerido através de uma aplicação no smartphone ou tablet, lançado no mercado em 2015. A cerimónia de entrega do prémio realizou-se no dia 9 de dezembro, na Culturgest, em Lisboa, e contou com a presença do Presidente da República, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva.

A Bosch é a primeira empresa a ser reconhecida pela segunda vez com este prémio de inovação da COTEC, um claro reflexo da forte aposta da Bosch Portugal em inovação. O Grupo está a expandir as suas atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) no país, tendo contratado cerca de 200 Engenheiros e investido diretamente mais de 50 milhões de euros desde 2014.

Para Sérgio Salústio, Vice-Presidente para Investigação e Desenvolvimento na Bosch em Aveiro, “o Sensor Connect é um statement da marca no que toca às mais atuais tendências da casa inteligente. A aposta no design e na tecnologia de conectividade, sem nunca perder de vista as soluções de redução de consumos e emissões que fazem da Bosch ‘tecnologia para a vida’, dá uma resposta inovadora às expetativas e necessidades dos consumidores de soluções de água quente”.

O Sensor Connect, desenvolvido e produzido em Aveiro e exportado para todo o mundo, é a primeira gama de esquentadores termostáticos no mercado com interface de controlo tátil e display digital policromático. O seu design moderno, premiado com o Red Dot Award 2015, tem uma frente em vidro temperado preto e marca uma tendência inovadora, convidando à colocação do esquentador fora do armário da cozinha. Além disso, a tecnologia inovadora de conectividade bluetooth permite ao utilizador gerir o equipamento à distância através de smartphone ou tablet. O utilizador passa, assim, a ter controlo sobre a temperatura e acesso ao histórico de consumos de água e de níveis de CO2.

No processo de desenvolvimento do Sensor Connect, a Bosch submeteu três pedidos de patente.
Bosch em Aveiro é Centro de Competências mundial para soluções de água quente
A Bosch em Aveiro gere a unidade de negócio de soluções de água quente da divisão de Termotecnologia do Grupo, coordenando as atividades de fábricas na China e México. Líder no mercado Europeu, a empresa é ainda o Centro de Competências mundial para esquentadores e bombas de calor para água quente comercializados em todo o mundo através de marcas como a Junkers, Vulcano, Nefit e Buderus.

A expansão das atividades de I&D, desde 2014, levou à contratação de mais de 80 Engenheiros para a unidade Bosch em Aveiro. Além disso, a empresa iniciou, em março de 2015, a construção do seu segundo Centro de I&D, que vai representar um investimento de 25 milhões de euros até 2020, e pretende continuar a contratar mão-de-obra altamente qualificada para o seu centro de I&D.

Para Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal, “o capital humano da Bosch em Portugal tem o talento e as competências necessárias para que os produtos desenvolvidos e manufaturados nas nossas unidades sejam a escolha preferencial do mercado mundial.”. Compromete-se ainda a continuar a investir em I&D para expandir cada vez mais os serviços prestados a partir de Portugal. “Esta aposta vai consolidar as nossas atividades no país e contribuir para o objetivo de trazer novos projetos para a área de produção.”, continua.

Além dos projetos desenvolvidos no Centro de Competências, a Bosch aposta também nas potencialidades da ligação ao mundo universitário, e está prestes a assinar uma parceria de inovação com a Universidade de Aveiro para o desenvolvimento de soluções para a casa inteligente verde (green smart home).










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO