terça-feira, 21 de julho de 2015

NVE conclui duas empreitada de reabilitação no centro histórico do Porto e vai começar outro

A NVE anunciou a conclusão de duas empreitadas no centro histórico do Porto e o arranque de mais uma obra. A NVE tem-se aliado a projetos que promovam a reconversão do património degradado das principais cidades portuguesas. As obras em conclusão situam-se nas emblemáticas Rua de Santana e Rua de Mouzinho da Silveira, e tratam-se da reabilitação de dois prédios destinados a 5 habitações multifamiliares e um estabelecimento comercial.

Muito próxima localiza-se a empreitada em fase de arranque, que está enquadrada no quarteirão estratégico PORTO VIVO do eixo de intervenção Mouzinho/Flores e faz frente para a Rua Mouzinho da Silveira e para a Viela do Anjo no tardoz. O prédio data do séc. XIX e apresenta características arquitectónicas e construtivas que retratam bem a sua época e o local em que se insere. Neste contexto, o projeto pretende reabilitar o imóvel, alterando a propriedade horizontal para habitação, distribuindo-se em 8 fogos (de tipologias T1 e T1+1, que variam em área bruta entre 71m2 e 90m2).
A requalificação pretende manter o mais possível os materiais e estruturas existentes recuperando-as e reforçando-as, para se manter a traça do edifício, aliando a introdução de novos elementos capazes de satisfazer e adaptar o edifício às necessidades contemporâneas de habitação.
Irá ser instalado um elevador que fará a comunicação vertical mecânica entre os pisos de habitação e serão reformuladas as áreas comuns, mantendo a escada completa em madeira original e adicionando uma zona paralela de distribuição correspondente à zona de chegada do elevador em cada piso, desta forma será possível, não só melhorar os acessos verticais como também melhorar as áreas destinadas às frações de habitação. As frações preexistentes serão portanto adaptadas a frações independentes de habitação com um único acesso vertical comum.
A proposta apresentada pretende requalificar o edifício tornando-o atraente de vários pontos de vista. Conservando ao máximo o seu património, introduz uma "fórmula" moderna de intervenção e desenho capaz de o tornar com valências atrativas para a cidade, para quem nele investe e para quem o usa.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO