quarta-feira, 15 de abril de 2015

FICIS 2015: Cidades do Futuro

O Parque de Exposições de Braga vai acolher, de 16 a 19 de abril, a primeira edição do FICIS 2015 - 'Fórum Internacional Comunidades Inteligentes e Sustentáveis'. A iniciativa, onde se estima a presença de mais de 5000 visitantes, 3600 empresários, 2500 estudantes e 250 autarquias, vai reunir, quer no espaço de exposição, quer num conjunto de conferências, mais de 50 empresas nacionais e internacionais, como a EDP, Efacec, Philips, BOSCH, IBM, CISCO e Mercedez-Benz.

"O FICIS 2015 será um espaço de acesso livre e aberto a todos os cidadãos, que nasce da sociedade civil para a sociedade civil e tem como objetivo afirmar a região como um polo de atração de dimensão internacional no domínio das comunidades inteligentes e sustentáveis, estimulando a ligação Norte-Galiza" refere Ana Fragata, diretora executiva do FICIS 2015.

A mesma responsável revela algumas das mais recentes novidades sobre temas como mobilidade urbana, sustentabilidade, tecnologia e inovação, governança, energia, segurança, regeneração urbana e economia que serão apresentadas no evento:

"Será dado a conhecer um diverso leque de inovações tecnológicas, desde o autocarro inteligente a frotas de drones que podem monitorizar a cidade em cooperação com a Proteção Civil, passando por semáforos inteligentes que permitem evitar esperas prolongadas e soluções de realidade aumentada que possibilitam a um jardineiro transformar a poda de um arbusto de um jardim público numa obra de arte ou, por exemplo, ao cidadão receber no ecrã do telemóvel informação em tempo real sobre a localização do autocarro que pretende apanhar", adianta Ana Fragata.

Paralelamente ao espaço de exposição, o Auditório do Parque de Exposições de Braga será o palco de um conjunto de conferências por onde vão passar especialistas, líderes de opinião e decisores no âmbito das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis.

O Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, estará presente no encerramento do primeiro dia do ciclo de conferências, no dia 16, e o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, terá a cargo a sessão de abertura do dia 17. No mesmo dia, o Vice-Primeiro Ministro Paulo Portas associa-se ao FICIS 2015, cabendo-lhe o encerramento da sessão de conferências, agendada para as 18h00.

Entre responsáveis internacionais da Philips, IBM, BOSCH, CISCO e Mercedez-Benz, estarão também presentes, enquanto conferencistas, o presidente da Associação Nacional de Municípios, Manuel Machado, os presidentes das Câmaras Municipais de Braga e do Porto, Ricardo Rio e Rui Moreira, respetivamente, e o Alcaide de Vigo, Abel Caballero Alvarez, ex-Ministro dos Transportes, Turismo e Comunicações de Espanha.

"Teremos um painel de especialistas de peso nacional e mundial a discutir os modelos das cidades do futuro, rodeados de um conjunto de pessoas com a capacidade para transformar ideias em negócios", reforça Ana Fragata.

O FICIS 2015, que integra uma temática inserida nos domínios da estratégia da Europa no âmbito Quadro Comunitário de Apoio para o período de 2014 a 2020, conta com a organização das consultoras GTI e Astrolábio e com o apoio da Câmara Municipal de Braga.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO