quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Solução inovadora para aterros sanitários

A Sotecnisol Ambiente acaba de assinar um acordo com a CPS Environmental Services Limited que permite a partir de agora distribuir as soluções tecnológicas desta empresa do Reino Unido para o tratamento do Lixiviado dos aterros sanitários. Numa primeira fase a Sotecnisol irá apostar na comercialização destes produtos em Portugal e na Argélia.

A CPS - Environmental Services Limited, desenvolveu ao longo dos últimos 15 anos, uma tecnologia inovadora para a otimização de operação de aterros sanitários, introduzindo novos paradigmas nesta área. Esta tecnologia realiza um levantamento exaustivo topográfico e de sondas de resistência elétrica da massa de resíduos do aterro, e, através desta metodologia elabora um mapa demonstrativo da distribuição de água dentro daquela massa.

Com base neste estudo são efetuados furos na massa de resíduos e instaladas bombas para fazer a recirculação do lixiviado (líquido libertado pelos resíduos em degradação) otimizando a distribuição destes líquidos dentro do aterro sanitário. Esta redistribuição fará com que a atividade microbiológica se efetue de forma controlada e mais eficaz, tendo como resultado final a diminuição do volume de lixiviados e o aumento da produção de biogás. Outra das vantagens é a diminuição dos custos do tratamento de águas lixiviantes e o aumento da quantidade e qualidade do biogás, que poderá refletir-se no aumento da produção de energia.

Sérgio André, Diretor Geral da Sotecnisol Ambiente afirma: «Estamos convictos que esta tecnologia terá um grande sucesso em Portugal e no estrangeiro, pois resolve duas importantes necessidades dos operadores de infraestruturas de gestão de resíduos», e acrescenta: «No Reino Unido, o único local onde esta tecnologia foi instalada até agora, os resultados são estrondosos e o retorno do investimento está a ser conseguido em períodos inferiores a 12 meses».










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO