segunda-feira, 3 de junho de 2013

Arquitectos portugueses são finalistas dos FAD

São seis as obras de arquitectos portugueses finalistas dos prémios FAD de Arquitectura e Interiores, atribuído há 54 anos. Os seleccionados saíram de um grupo de 401 candidaturas aos prémios. Estes são os prémios mais importantes da arquitectura ibérica, e os vencedores serão conhecidos em 11 de Julho, em Barcelona.

Na categoria de Arquitectura os portugueses nomeados foram: Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga, de Pedro Domingos ("um projecto que torna memorável a experiência de habitar a partir da perspectiva de uma criança"), o Teatro Thalia, de Gonçalo Byrne, Patrícia Barbas e Diogo Lopes em Lisboa ("o poder do vazio, de um edifício que foi despido de todo o artifício e que recupera os valores abstractos do espaço"), a remodelação do edifício sede do Banco de Portugal, de Byrne e João Pedro Falcão de Campos, também em Lisboa ("uma compreensão do edifício e do seu simbolismo programático e histórico"). Nesta categoria há ainda nove projectos espanhóis nomeados.

Na categoria de Intervenções Efémeras os projectos portugueses nomeados são: Montanha Agricultural, em Veiga de Creixomil, de Nuno Cruz, Bruno Gomes e António Lopes, e a instalação Ledscape, de LIKEarchitects, apresentada no Centro Cultural de Belém. Os portugueses terão a concorrência de outros três projectos espanhóis nesta categoria.

Na categoria de Interiores há apenas um projecto português nomeado, o Centro Interpretativo do Mosteiro da Batalha, de Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos. Também nesta categoria há três projectos espanhóis nos nomeados.

A categoria Cidade e Paisagem é a única categoria que não conta com projectos portugueses entre os nomeados.










1 Comentário:

Anónimo disse...

Não é por acaso que 'A categoria Cidade e Paisagem é a única categoria que não conta com projectos portugueses entre os nomeados'...

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO