segunda-feira, 18 de março de 2013

Toyo Ito vence Pritzer de Arquitectura de 2013

O arquitecto japonês Toyo Ito foi anunciado este Domingo como o vencedor do prémio Pritzker de Arquitectura 2013, prémio que é apelidado por muitos como o Nobel da arquitectura. Toyo Ito, de 71 anos, tornou-se assim o sexto arquitecto japonês a vencer este prémio, depois de Kenzo Tange em 1987, Fumihiko Maki em 1993, Tadao Ando em 1995 e a dupla Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa em 2010. Pelo segundo ano consecutivo o prémio vai para a Ásia, sendo que no ano passado o prémio Pritzker foi atribuído ao chinês Wang Shu. Recorde-se que no que diz respeito a arquitectos portugueses o prémio Pritzker de Arquitectura foi conquistado por Souto Moura em 2011 e por Siza Vieira em 1992.

Lord Palumbo, presidente do júri, explicou a decisão de atribuir o prémio Pritzker a Toyo Ito da seguinte forma: "ao longo da sua carreira, Toyo Ito foi capaz de produzir um corpo de trabalho que combina inovação conceptual com edifícios soberbamente executados. Criando uma arquitectura fantástica há mais de 40 anos, ele fez com sucesso bibliotecas, casas, parques, salas de concerto, lojas, edifícios de escritórios e pavilhões, tentando, de cada vez, alargar os limites da arquitectura. Um profissional de talento único, dedicou-se ao processo da descoberta que encontra nas possibilidades que há em cada encomenda e em cada sítio".

Por sua vez, Toyo Ito comentou a atribuição do prémio dizendo que "a arquitectura está limitada por vários constrangimentos sociais. Tenho desenhado arquitectura procurando fazer espaços mais confortáveis, tentando libertar-me de todos as restrições, nem que seja por um momento. Mas, quando um edifício está terminado, eu torno-me consciente, de uma forma dolorosa, da minha desadequação, e isso transforma-se em energia para o desafio do próximo projecto. Assim, eu nunca terei um estilo fixo e nunca estarei satisfeito com o meu trabalho".

De seguida deixamos imagens de algumas das principais obras de Toyo Ito:
Vivo City, Singapura
Suites Avenue, Barcelona
Matsumoto Performing Art Center, Matsumoto
World Games Stadium, Tailândia
Torre Realia e Hotel Porta Fira, L'Hospitalet de Llobregat










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO