quinta-feira, 29 de novembro de 2012

NVE conclui obra emblemática em Felgueiras

A inauguração do Edifício “Casa das Torres” em Felgueiras decorrerá na próxima sexta-feira, dia 30 de Novembro, na presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Inácio Ribeiro. Trata-se de uma empreitada de requalificação e revitalização com prazo de execução de 365 dias, adjudicada à NVE, em Setembro do ano transacto e que representa um investimento na ordem de 1 milhão e 100 mil euros.

Este palacete, de arquitectura brasileira, cuja origem remonta à década dos anos 20 do século anterior, foi originalmente construído por emigrantes portugueses no Brasil. Actualmente, e de forma a permitir que este espaço venha a ser a sala de visitas e de divulgação das potencialidades turísticas, económicas e culturais, do Concelho de Felgueiras, foi realizada uma intervenção de fundo na reconstrução do palacete, tornando o edifício num espaço que acolherá a Loja do Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Sede do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa.

A potência arquitectónica e urbanística do edifício foi preservada e o interior do edifício foi dimensionado numa lógica que respeita o conforto e funcionalidade das instalações.

Como aspectos construtivos relevantes destacam-se:
  • o desmonte de todos os elementos estruturais interiores ao edifício e a apresentação de uma solução completamente nova para a contenção das paredes de pedra existente de modo a garantir a estabilidade dos elementos a manter, e também de modo a que seja possível interligar os novos elementos estruturais em Betão Armado;
  • o tratamento de recuperação e consolidação da estrutura de suporte existente em madeira;
  • a recuperação e reconstituição de elementos em ferro que se apresentavam num estado avançado de degradação;
  • a conservação e recuperação das paredes exteriores, incluindo as molduras de esquadrias exteriores existentes e sua reconstituição sempre que necessário;
  • a execução de um novo corpo, acoplado ao edifício existente, constituído pela caixa de escadas, totalmente em vidro, e pelo elevador, criando o efeito de uma nova “torre” pela elevação das duas paredes laterais de suporte da caixa do elevador.
No que concerne aos espaços exteriores é de salientar não só todo o cuidado na protecção e manutenção das árvores existentes a preservar, bem como a ligação visual do edifício com a fonte e tanque existentes agora recuperados, permitindo assim total abertura da casa aos espaços envolventes.

Recorde-se que já este ano demos conta da conclusão de outras duas obras a cargo da NVE: o Pavilhão Desportivo de Fermentões em Guimarães e o Quartel dos Bombeiros das Taipas.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO