sexta-feira, 4 de maio de 2012

Quartel dos Bombeiros das Taipas foi inaugurado

A NVE deu por concluídos os trabalhos de ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas, numa intervenção que comporta um investimento global de aproximadamente 620 mil euros e que contemplou atividades de construção e reabilitação. A sessão solene de inauguração das obras de ampliação das instalações dos Bombeiros das Caldas das Taipas decorreu no passado dia 1 de Maio. Na cerimónia estiveram presentes os representantes de diversas instituições do concelho e da proteção civil, bem como o Secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo D´Ávila.

Marinho Gomes, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, destacou a obra do novo edifício do quartel, “simples mas digna e operacional”, ao contrário “de muitas obras feitas neste distrito e por esse país fora” que “não tiveram em conta o trabalho deste voluntariado, mas sim uma parte mais social”.

Este novo edifício acolherá toda parte operacional da corporação e alguns projetos inovadores para a saúde, serviços sociais e humanitários. Possui uma central telefónica de última geração, balneário para cerca de 50 Bombeiros, zona administrativa e camaratas.

Iniciadas em Julho de 2011, as obras incidiram, sobretudo, na construção de um edifício com 2 andares. A estrutura do edifício foi executada em laje aligeirada e cobertura plana, caixilharia com rotura térmica e vidro duplo, fachada em sistema ETICS e revestimento de pavimento em autonivelante. Foram, adicionalmente realizadas obras de reabilitação nas fachadas da garagem de viaturas e do pavilhão desportivo. Os arranjos exteriores contemplaram a execução de piso em betuminoso e cubo na periferia do edifício.

“O edifício era uma necessidade que se impunha porque me doía a alma quando passava por aquelas camaratas onde os nossos bombeiros passaram muitas noites suportando o rigor do Inverno com o vento e a chuva que lá entravam”, revelou o pároco.

“A situação, até à sua construção, era insustentável”, considerou José Machado, que se manifestou “feliz” por poder “cumprir uma promessa” feita aquando da sua candidatura a este mandato.

Este ato deu inicio ao programa evocativo das comemorações do 125º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas e integrou a bênção de dois novos veículos, a assinatura do Contrato Programa do QREN, a entrega de três desfibrilhadores, promoções de categoria, condecoração de alguns elementos da corporação, atribuídos pela Liga dos Bombeiros Portugueses. Também no decorrer da cerimónia foi entregue a distinção da Associação Humanitária dos Bombeiros das Taipas com a Medalha de Mérito, Proteção e Socorro, grau de ouro, distintivo azul, atribuída pelo Ministro da Administração Interna.

Fonte da NVE afirmou ainda que "ao construir/reabilitar equipamentos sociais, como o Quartel dos Bombeiros Voluntários das Taipas, a empresa contribui para beneficiar não só os colaboradores que aí trabalham, e que vêem substancialmente melhorada a sua qualidade de vida, mas também a própria região, que assiste progressivamente ao investimento na qualidade dos serviços públicos".










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO