segunda-feira, 23 de abril de 2012

LONDRES 2012 - O que são os Jogos Olímpicos?

Na realidade trata-se dos Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos de Verão, mas podemos dizer também que eles representam uma épica mega-operação de requalificação urbana de Londres. As imagens valem por mil palavras, na primeira temos o Lower Lea Valley uma ex-zona industrial até agora contaminada, e abaixo a visão do Olympic Park. A escolha deste local é baseada em considerações de sustentabilidade, pois a área é acessível aos transportes públicos, e pelo grande potencial de regeneração que os Jogos poderiam impulsionar. O coração destes Jogos é o Olympic Park, de 246 hectares na zona Leste de Londres, num local rodeado por algumas das diversas comunidades mais pobres do país, e no lado oeste do rio Tamisa. A ideia é potenciar a vida dessas pessoas, valorizando a zona com diversas melhorias em infra-estrutura, e com educação, empregos e oportunidades de negócios; aliás, isto é responsabilidade social empresarial.
O parque vai acomodar 10 instalações desportivas, o Olympic Village, os centros da comunicação social, e a nova zona de parques construída ao redor das vias aquáticas do Lea Valley. Após os Jogos, algumas destas instalações serão conservadas, e outras vão ser desmontadas; pois só foram construídas as instalações permanentes que tenham uso pós-Jogos. Esta maravilha tuda inclui novas áreas de parque a serem executadas, e a construção de milhares de novas casas no Leste da cidade.
Finalmente, como podemos ver neste vídeo foram escavados, limpados e feitos paisagem 1,5 milhões de m³ de terra, formando assim um dos maiores parques urbanos na Europa em 150 anos!

Se gostou deste artigo, leia também: Londres 2012 - O que é sustentabilidade?

---
Artigo escrito por Roberto Steneri, Arquitecto e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-Brasil. Por convite escreveu um book review para o Journal of Latin American Geography da Universidade do Texas.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO