sexta-feira, 16 de março de 2012

Apresentação em Madrid do 1º Congresso Ibérico dos Jovens Engenheiros

O CIJE'12 - 1º Congresso Ibérico de Jovens Engenheiros, a decorrer no Theatro Circo, em Braga, entre 18 e 20 de Maio, vai ser apresentado no próximo dia 20 em Madrid, Espanha. Organizada pela Ordem dos Engenheiros (OE) e pelo Colegio de Caminos Canales y Puertos (CICCP), a apresentação à comunidade de engenheiros espanhóis realiza-se na sede da CICCP, às 19h00, e contará com a presença do Professor António Machado Moura, em representação da Ordem do Engenheiros, Bento Aires, Presidente da Comissão Executiva do CIJE'12, e Ana Margarida Marques, responsável executiva pela organização do CIJE'12.

Para Bento Aires, esta será uma oportunidade única para que os jovens engenheiros dos dois países promovam a sua profissão em termos de excelência. "O mundo global em que vivemos vai muito além das fronteiras da Península Ibérica e temos que ser capazes de responder com firmeza e qualidade aos desafios que nos são colocados em qualquer parte do mundo. É chegada a hora de povoarmos o mundo de inovação e técnica", sublinha.

É que este congresso dos jovens engenheiros surge numa altura em que se torna determinante a promoção da participação dos mais jovens nas mudanças que estão em curso na sociedade, mais ainda quando os países ibéricos vivem uma conjuntura económica recessiva, que obriga à procura de soluções abrangentes e válidas que contribuam para o necessário desenvolvimento e crescimento da economia.

Assim, durante os três dias do congresso, serão apresentados casos de sucesso de jovens engenheiros em sectores estratégicos para a economia, como o empreendedorismo, a internacionalização e as relações transfronteiriças, a empregabilidade, a inovação e a sustentabilidade. Para se perceber como vingam estas ideias e de que forma é possível aos jovens engenheiros enveredarem por novos caminhos e desafios aliciantes, o congresso vai contar com oradores de créditos firmados, como Miguel Gonçalves, responsável da SparkAgency, António Murta, managing director e co-fundador da Pathena, Rui Paiva, CEO da Wedo, e Ángeles Martín, chefe do departamento de empregabilidade CICCP. Serão ainda apresentados casos de sucesso de jovens engenheiros, que se enquadram nos quatro grandes temas do CIJE'12, num painel que será moderado por António Saraiva, Presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal. O Professor Daniel Bessa, Director Geral da Cotec – Associação Empresarial para a Inovação, será o orador convidado para abrir este primeiro evento ibérico, destinado a jovens engenheiros.

Nova era da engenharia
Fernando Almeida Santos, presidente do Conselho Directivo da OERN, considera que este congresso demonstra uma clara preocupação da instituição em promover o trabalho desenvolvido pelos jovens engenheiros. Daí que, na sua opinião, o CIJE seja não só uma "oportunidade para marcar uma nova era da engenharia", mas também "uma nova forma de reflectir com a sociedade da importância dos engenheiros no seu dia-a-dia".










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO