segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Wang Shu vence Pritzker de Arquitectura de 2012

O arquitecto chinês Wang Shu venceu o prémio Pritzker de Arquitectura 2012. Um ano depois deste prestigiado prémio ter sido atribuído a Souto Moura, que se tornou o segundo português a vencer o prémio (o primeiro havia sido Álvaro Siza), o arquitecto chinês de 48 anos vê coroado o seu trabalho com este reconhecimento que tem eco a nível mundial. Entre as obras de Wang Shu destaca-se a Biblioteca do Colégio Wenzheng na Universidade de Suzhou, o Museu de História da cidade portuária de Ningbo e o Campus Xiangshan de Belas Artes de Hangzhou. Mais à frente neste artigo mostramos imagens de duas obras emblemáticas de Wang Shu.

Em reacção a esta notícia, Wang Shu disse que este prémio o fez perceber a quantidade de coisas que fez na última década e que "é uma prova de que o trabalho duro e a persistência conduzem a resultados positivos". Curiosamente Wang Shu tem obra apenas na China, especialmente na região de Hangzhou.
(Museu de História de Ningbo)
(Biblioteca de Wenzheng)

Esta distinção vem demonstrar que a força da China no mundo contemporâneo é bastante transversal e que inclui a arquitectura de forma inegável.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO