terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Gstar CAD 2012 - Uma alternativa ao Auto CAD

Na área da engenharia civil e da arquitectura há muita procura de alternativa aos softwares mais habituais e que dominam o mercado, seja por causa do preço, seja por vontade de perceber se as alternativas dão mais potencial ao trabalho desenvolvido. No que diz respeito ao desenho assistido por computador toda gente da área da engenharia civil e da arquitectura conhece o Auto CAD e todos, mais cedo ou mais tarde, já o usaram. A questão é, quantos conhecem alternativas ao Auto CAD? É neste contexto que vos vamos apresentar o Gstar CAD 2012 - Software de desenho 2D/3D que surge agora com uma nova versão...

Entre as principais funcionalidades do Gstar CAD 2012 destacam-se:

- Suporte de blocos dinâmicos
Os blocos dinâmicos são altamente compatíveis com os criados no AutoCAD®. Os ficheiros *.DWG que contêm blocos dinâmicos podem ser abertos editados de igual modo no GstarCAD 2012 ou AutoCAD®, sem perda de parâmetros, estados de visibilidade ou acções. A compatibilidade com ficheiros desenvolvidos no AutoCAD® foi assim melhorada.

- Uma aplicação desenvolvida para iPad e iPhone poderosa e rápida na leitura e edição de desenhos
A principal diferença entre o GstarCAD MC e outras apps é que os utilizadores não necessitam de aceder aos seus desenhos nos seus dispositivos móveis através de servidores. Conseguindo maior velocidade, performance e estabilidade na visualização, criação e edição de desenhos.

- Relação Biderecional entre o desenho e tabelas de excel
Que permitem a contagem medição de entidades do seu desenho sendo atualizadas em tempo real.
Mas existem outros aspectos a ter em conta na altura de analisar este software como uma alternativa ao Auto CAD, nomeadamente:

Compatibilidade de Ficheiros DWG
No GstarCAD os ficheiros são criados e gravados no formato DWG sem recurso a qualquer conversão, possibilitando uma comunicação eficaz e sem perda de informação com os seus colegas e clientes. O GstarCAD permite abrir e editar desenhos criados noutros softwares que gravem no formato DWG ou DXF desde as versões R12 à 2012, ou seja, qualquer versão, e ainda, gravar os seus desenhos em ficheiros DWG/DXF nas versões R12 à 2010.

Compatibilidade Genérica de Ficheiros
Além da compatibilidade de ficheiros dwg apresenta também compatibilidade de ficheiros de tipos de linhas (*.lin), tipos de tramas (*.pat), configuração de menus (*.mnu, *.mns, *.cui), tipos de letra SHX, slides (*.sld), unidades (*.unt), personalização de comandos (*.pgp), rotinas criadas em AutoLisp, Vlisp, ADS, ou VBA (*.fas, *.vlx, *.lisp, *.vbi, *.dll, *.drx, *.grx)

Exportação / Publicação de Ficheiros
Poderá publicar/exportar os desenhos num só ficheiro DWF ou PDF, para uma colaboração rápida e segura (E-Transmit).

Familiaridade da Interface
O ambiente de utilização é muito semelhante ao software líder de mercado, desde a organização dos menus, comandos e janelas de introdução dados como a janela de propriedades, layers, tramas, design center, plotagens, etc. A sua interface moderna e intuitiva satisfará novos e antigos utilizadores garantindo uma adaptação instantânea

Separadores para Múltiplos Desenhos
O sistema MDI (Multi Document Interface) permite ter aberto vários desenhos simultaneamente. No GstarCAD cada desenho aberto esta num separador situado antes dos menus. Os separadores são coloridos para uma fácil identificação.

Linha de Comandos
Similar a outros softwares de CAD, a linha de comandos está presente no GstarCAD. Com a linha de comandos poderá aceder a comandos através de atalhos e carregar aplicações. Se preferir pressione F12 para as opções da linha de comandos aparecerem sobre o rato. Caso seja utilizador de outros software de CAD e tiver personalizado os seus poderá importar o ficheiro de Command Alias(*.pgp).

Múltiplos Layouts
Possibilita a criação de múltiplos layouts
que o ajudam optimizando a impressão
e publicação de ficheiros.

Janela de Propriedades
Para uma rápida inspecção e edição de objectos seleccionados e das suas propriedades utilize a janela de propriedades.

Estilos de Cotagem
Poderá criar e editar estilos de cotagem ajustando cada estilo às suas necessidades. Os estilos definidos em ficheiros DWG criados por outros programas serão automática reconhecidos não havendo alteração de estilo.

Gestão de Layers Optimizada
O Gestor de Layers está mais amigo do utilizador. Agora é mais simples fazer filtros estruturas, editar, adicionar e renomear assim como alterar propriedades das layeres. Dispõe também de funcionalidades como LayerP para anular (undo) as últimas alterações realizadas nas layer, o LayerWalk para que à medidad que muda de layer ver os objectos da layer em destaque, LayerIsolate para apenas ver no desenho a layer seleccionada e muito mais.

Design Center
No Design Center além de explorar ficheiros DWG, e visualizar blocos e imagens, pode facilmente copiar entre desenhos ou inserir directamente no desenho activo Layers, Blocos, Tipos de linha, Tipos de tramas, Estilos de Cotagem, Imagens. E ainda poderá arrastar blocos directamente para os Tool Palettes.

Tool Palette
Utilize os Tool Palettes para maximizar a sua produtividade. O GstarCAD permite que arraste comandos da Lista de Comandos para uma Tool Palette e os Blocos do Design Center. Garantindo, assim, um acesso rápido às ferramentas que mais utiliza.

Express Tools
O GstarCAD apresenta os Express Tools. Os Express Tools são ferramentas que permitem grande aumento de productividade. O GstarCAD dispões de Express Tools para Layers, Blocks, Cotagem, Selecções, Tabelas,Textos, Impressão e muito mais.

Aerial View
O Aerial View oferece uma forma mais eficiente de fazer Pan e Zoom, revelando-se uma ferramenta essencial para a navegação em desenhos de grande dimensão.

Destaques de Objectos ao Mover o Rato
De modo a prover uma utilização mais interactiva, ao mover o rato sobre qualquer entidade no desenho, se o objecto for seleccionável, este será destacado.

Edição de XRef’s Mais Ágil
Trabalhe com referências externas (XREFs) um qualquer ficheiro dwg, criadas pelo GstarCAD ou outro programa. Poderá ainda, editar a referência externa sem necessidade de abrir o ficheiro original.

Imagens Raster
Poderá inserir imagens em ficheiros dos do tipo BMP, JPEG, GIF, TIF, PNG, etc. O GstarCAD apresenta um menu dedicado ao tratamento de imagens suportando transparências, cropping (corte das imagens).

Gestor de XRef e de Imagens Raster
Utilize ao gestor de XRefs e de Imagens Raster e mantenha os desenhos sempre organizados.

Adaptação de blocos à Escala e Unidades do Desenho
Se as unidades do block e do desenho não são as mesmas com o Insertion Scale o bloco será dimensionado para compatibilização.

Criação e Edição de Tabelas
Crie tabelas no GstarCAD inserido os dados na tabela utilizando os muito úteis Express Tools Forms. Com estas ferramentas vai poder criar tabelas, inserir e remover linhas e colunas, unir de células, editar a largura de colunas e altura de linhas, inserir e editar os textos das células.

Sincronização Excel - AutoXLSTable
Esta ferramenta, também comercializada como Plug-in para o AutoCAD, permite a criação e edição de tabelas a partir de um ficheiro de Excel. No excel, terá ferramentas instaladas pela GstarCAD, para quantificar blocos do desenho, calcular dimensões de e áreas. Os dados da tabela serão alterados de acordo com as alterações do desenho.

Cotagens Associativas
Com as cotas associativas poderá alterar o seu desenho sem alterar sem se preocupar com as cotas, estando associadas à geometrias serão automaticamente actualizadas.

Cotagem Especiais – DimSpace, DimJogged e Dim Inspect
Novas cotagens foram introduzidas no GstarCAD. O DimSpace ajusta a distancia e alinhamento entre dimensões seleccionadas, quer sejam lineares ou angulares. O DimJogged cria uma dimensão de raio quando o centro do arco está fora do layout, podendo ser especificado uma origem mais conveniente. O DimInspect adiciona informação de inspecção à dimensão, permitindo comunicar as tolerâncias e a frequência da verificação.

Dimension Break
Com o Dimension Break melhora a leitura dos seus desenhos criando interrupções, quebras, nas linhas de cotagem, evitando ser confundidas com linhas de desenho.

Arranjo Automático de Desenhos a Imprimir
Muitos desenhos podem ser organizados de modo a promover uma impressão mais rápida e com menos consumo de papel. A ferramenta Arrange Frame Automatically desenvolver os cálculos e posiciona os desenhos na posição óptima.

Protecção de Ficheiros – Drawing Encryption
Ao salvando ficheiros, poderá proteger o ficheiro colocando uma password no GstarCAD, garantindo a segurança dos desenhos dos seus clientes.

Overkill
Com o comando Overkill pode eliminar ou unir, rapidamente, linhas, arcos e blocos sobrepostas limpando o modelo de geometria não desejada ou introduzida por lapso.

Edição no Gráfico de Textos de uma linha
O novo editor de texto permite que edite os textos no gráfico assegurando que o texto no desenho tem o mesmo aspecto de quando estava a editar. O utilizador poderá clicar no texto para editar, inserir Fields, editar num dado UCS.

Textos Dinâmicos – Fields (Campos)
Crie textos multi-linha com Fields, que poderão ser automaticamente actualizados quando o valor do Field muda. Os Fields poderam ser, entre outrous, expressões, informação de impressão, informação do documento, data e hora.

Comparação de Desenhos / Revisões
Com a ferramenta Drawing Compare vai poder verificar a mais pequena diferença entre desenhos semelhantes. Seleccione dois ficheiros e o GstarCAD criará um terceiro com uma layer de diferença, lidando mesmo com objectos complexos como blocos dentro de blocos, textos multi-linha, cotagens e sólidos.

Selecções por Propriedades no Express Tools
As ferramentes de selecção do Express Tools oferecem uma forma rápida de seleccionar objectos por tipo, nome de bloco, layer, cor, combinações entre outras combinações.

Flex connect
O Flex connect é uma ferramente de extensão de linhas sem que necessariamente estas se cruzem, isto é, extende até uma à continuidade imaginária de uma linha.

Cross Break Soon
Muitas vezes é necessário interromper muitas linhas no desenho, tornando-se num trabalho muito demorado se feito manualmente. O Cross Break Soon permite interromper ou quebrar linhas que se sobreponham umas às outras.

Shade e Hide no Layout Space
Com as opções de shaded ploting, é possível escolher diversos estilos de shadded: As Diplayed, Wireframe, Hidden ou mesmo Rendered.

Geração automática de vistas e cortes - Solddraw, Solview Solprof
Com estas novas funcionalidades poderá criar automaticamente layout’s com plantas, alçados, cortes ou perfis a partir de modelos 3D. São geradas as linhas visíveis e invisíveis e as linhas de corte.

Sweep
Crie sólidos ou superfícies a partir de um caminho 2D ou 3D de um objecto 2D, isto é, o extrude possibilita o extrude, ou apenas a criação de superfícies ao longo de uma linha 2D ou 3D.

UCS no Plano de uma Superfície
Especifique a superfície de um sólido 3D com o qual queria alinhar o UCS, e trabalhe directamente na superfície. Poderá seleccionar a superfície clicando no contorno da superfície que automaticamente ficará destacado à passagem do rato.

3D Rendering
Utilizando propriedades como materiais, luzes e imagens de fundo cria imagens fotorrealistas dos seus modelos 3D.

Extensas API’s de Programação e Editores
No GstarCAD dispões de ferramentas de gravação das acções efectuadas à semelhanças das macros standard em Excel. Possibilidade de carregar macros e Scripts. Dispõe de um editor de Visual Basic o Microsoft VBA(Visual Basic for Applications) - um familiar editor a vária aplicações da Microsoft, possibilita o uso do Automação ActiveX para a criação de aplicações.
Dispõe, ainda, do Editor de VisualLisp (Gstar Visual LISP IDE) criado pela GstarcCAD, permitindo programar, testar e fazer debug de forma ágil e intuitiva.
Já foram desenvolvidas algumas aplicações para o GstarCAD, comerciais e livres, que promovem a eficiência dos projectistas.

Fácil Transplantação de Rotinas Criadas
Poderá carregar directamente plugins VLisp (*.vlx, *.fas) desenvolvidos no autocad sem necessidade de qualquer alteração. A API do GstarCAD é semelhante a outras plataformas sendo em caso de transplantação apenas renomear o object principal para gcad. A equipa de suporte da GstarCAD poderá ajuda-lo a fazer a transplantação de aplicações.

Para mais informações sobre o Gstar CAD 2012 clique aqui.










1 Comentário:

Anónimo disse...

Uma alternativa bastante credível é também o DraftSight, que é gratuito. É da empresa responsável, entre outros, pelo SolidWorks.
No DraftSight, a interface é diferente do AutoCad, mas com algum tempo, sabemos onde estão os comandos.

Um outro, que já uso há algum tempo, mas tem algumas limitações é o ZWCad. É muito parecido com os AutoCad mais antigos (até 2004 julgo eu), e que, pessoalmente ainda prefiro, visto que nos mais recentes, a barra de ferramentas, apesar de costumizável ocupa muito espaço no ecrã. Em termos de velocidade, acho que os AutoCAd mais antigos também são bastante mais rápidos e para 95% da Engenharia que se faz em Portugal (entre projeto e construção) serve perfeitamente.

Em termos de fiabilidade, o AutoCad será sempre melhor. Um dos problemas do ZWCad, por exemplo é o facto de o Snap nem sempre "picar" os pontos pretendidos, originando alguns erros em medições, que podem ser graves se estivermos a falar de peças com dimensões na ordem dos milímetros.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO