segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mais sobre o Noiseless (pavimentos que reduzem o ruído)

Para quem acompanha o Engenharia e Construção os pavimentos rodoviários que reduzem o ruído do tráfego (Noiseless) não são novidade. Desta feita trazemos mais algumas informações sobre este enorme avanço no sentido de minimizar a poluição sonora do tráfego. Antes de mais, estes pavimentos podem ser aplicados de forma económica, premissa fundamental nos dias de hoje. Mas há mais, o impacto na qualidade de vida nas zonas urbanas também pode ser muito positivo.

A solução consiste na optimização do tamanho dos agregados na mistura betuminosa, usando agregados mais pequenos do que o habitual, o que leva a que o contacto do pneu com a camada de desgaste seja menos ruidoso. Uma grande vantagem desta técnica é que os materiais utilizados são os mesmos que se utilizam nos pavimentos betuminosos tradicionais, permitindo assim que os empreiteiros possam executar estes novos pavimentos com os mesmos equipamentos que utilizam.
Este tipo de pavimentos foi aplicado pela primeira vez na variante sul de Braga, uma variante que tem tradicionalmente muitos problemas com o piso e que foi sujeita a algumas repavimentações ao longo dos últimos anos. Sendo uma zona urbana muito densa, o feedback dos moradores daquela zona, segundo a investigadora da Universidade do Minho Elisabete Freitas, tem sido positivo, validando assim os resultados que se esperavam no que diz respeito ao ruído do tráfego que passa sobre este novo tipo de pavimento rodoviário.

Porto e Lisboa podem vir a beneficiar imenso com estes pavimentos pois além de reduzirem o ruído do tráfego, permitiriam também que se reduzisse às barreiras sonoras existentes. A Estradas de Portugal e o LNEC estão atentos ao desenvolvimento desta investigação, e certamente não deixarão de a implantar no futuro.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO