quarta-feira, 8 de junho de 2011

Workshop: taipas e muros de terra compactada

A S.P.O.T. e a Fortifeio, arquitectura e derivados, insistem na MÃO NA MASSA, uma plataforma de experiências em que vários especialistas em diferentes áreas são convidados a partilhar os seus conhecimentos. Neste conjunto de workshops, tal como o nome indica o objectivo é trabalhar com as mãos e recuperar materiais, técnicas e tradições ao mesmo tempo que se aprende a dominar as ferramentas que permitem executar essas técnicas construtivas. A primeira experiência é já nos dias 02 e 09 de Julho, com o Arquitecto Paulo Costa. As inscrições estão desde já abertas em www.fortifeio.pt

O projecto MÃO NA MASSA surgiu da vontade de voltar a trabalhar com as mãos, interagir e contactar directamente com os materiais, utensílios e ferramentas da construção.
Num mundo totalmente informatizado e mecanizado muitos ofícios e maneiras de trabalhar vão ficando para trás apenas pela sua não utilização. Parece-nos assim importante lembrar que muitas técnicas, com séculos de uso intenso, são ainda hoje perfeitamente válidas. Isto porque cumprem com os objectivos para que foram desenvolvidas, não defraudam expectativas de qualidade e, por vezes, superam as soluções massificadas nos mais recentes processos da indústria da construção.

A séries de workshops que propomos pretende reunir técnicas e materiais que nos permitem recuperar o trabalho feito à mão – com as mãos – numa perspectiva Faça Você Mesmo ou “DIY”, uma perspectiva que se apresenta no contexto actual com cada vez maior pertinência.

Neste primeiro workshop abordaremos os conceitos teóricos e ferramentas práticas associadas à construção com terra crua, dotando os participantes dos conhecimentos básicos e consciência sobre tecnologias tradicionais e potencialidades dessa vertente da construção, baseado num modelo didáctico já testado, de carácter essencialmente prático.
A gestão e logística é da responsabilidade da S.P.O.T. (Sociedade Portuense, Outras Tendências, lda), com colaboração e apoio à coordenação pelo grupo Fortifeio ...arquitectura e derivados. A Ordem dos Arquitectos SRN, a GreenGoods e a Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer, promovem e divulgam nos seus meios habituais esta iniciativa. Este workshop conta ainda com o apoio da Profilong.

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, o presente Workshop equivale a 1 crédito de "Formação Obrigatória em Matérias Opcionais de Arquitectura".

O local da formação é na Rua de Paredes, 188, Porto, à Boavista.

As inscrições estão abertas até ao dia 29 de Junho. Toda a informação está disponível em www.fortifeio.pt ou através do 938 420 801 (Joana Lima).










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO