segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cimento transparente

A construção também vive de evolução, e isso nota-se cada vez mais. Equipamentos, materiais, técnicas, está sempre tudo em evolução. Apesar da resistência que algumas pessoas da área da construção que se agarram muito ao passado fazem, as alterações vão surgindo e sendo experimentadas. E quem é que há uns anos atrás teria imaginado que viria a existir cimento transparente? Pois é, agora já podem todos imaginar...

Em Itália, uma empresa de arquitectura, a Italcementi, desenvolveu o cimento transparente que permite que a luz o atravesse quase como se as paredes fossem janelas. O nome escolhido para o material foi i.light. O cimento é constituído por poros/orifícios de dimensões bastante reduzidas, permitindo assim a penetração da luz sem que se comprometa a estabilidade do edifício.

No ano passado esse cimento foi experimentado na World Expo em Xangai, estando presente em 40% de uma parede com 18 metros de altura.
Quando vista de perto, observam-se pequenos buracos de 2 ou 3 milímetros. Uma das grandes vantagens, senão mesmo a principal, deste material é que permite economizar quantidades significativas de energia.

O produto já está devidamente patenteado pela Italcementi, sendo que a empresa afirma que para já não está interessada em exportar o cimento transparente para outros países. Quem sabe se não está aqui uma boa oportunidade para empresas portuguesas, principalmente na crise que atravessamos. Nestas coisas já se sabe, os primeiros a chegar safam-se bem e talvez um dia a Italcementi queira uma empresa representante por cá.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO