terça-feira, 16 de abril de 2019

Capelas de Braga vencem prémio de arquitetura do ArchDaily

O site de arquitectura ArchDaily distinguiu as capelas Imaculada e Cheia de Graça de Seminário de Nossa Senhora da Conceição em Braga, na categoria de Arquitetura Religiosa, com o prémio Edifício do ano de 2019.

As Capelas de Braga, obra executada pela Costeira – Engenharia e Construção e projeto do gabinete Cerejeira Fontes Arquitetos, têm sido alvo de vários reconhecimentos pela sua simplicidade que oculta a complexidade de liturgia.

As capelas premiadas são duas num mesmo edifício: a de maior tamanho resulta da requalificação da capela existente do Seminário destinada a celebrações em dias festivos. A menor é uma capela doméstica para a celebração da liturgia diária do grupo em formação, residente no Seminário. Esta segunda é, portanto, um espaço dentro do espaço da primeira e, como um coro alto, acessível por um andar superior do seminário.
O projeto centrou-se na recuperação da Capela Imaculada Conceição e do coro-alto. A construção da capela data da década de 1940 e a sua requalificação foi concluída em 2015.

No coro-alto foi instalada uma escultura em madeira composta por várias peças encaixadas e suportada por pilares altos e finos. A copa desta estrutura cria um espaço reservado, uma espécie de capela de pequena dimensão.
O recurso a painel sandwich acústico e a forma alongada da abóbada permitem um melhor desempenho do espaço a nível sonoro. Foi aproveitado o pé direito total do espaço de intervenção, assim como as suas paredes exteriores.
Ambas as capelas são envoltas por uma abóbada com 12cm de espessura, feita em betão, suspensa por uma discreta estrutura em aço. Os rasgos existentes na abóbada e numa das extremidades permitem a passagem de luz solar.

Braga já tinha recebido um prémio ArchDaily de Arquitetura Religiosa em 2011, atribuído à Capela Árvore da Vida, situada no interior do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo e da autoria do mesmo atelier de arquitetura.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO